7 erros de decoração em ambientes pequenos

0
1012

Decorar um ambiente muito pequeno é um verdadeiro desafio, até porque, qualquer escolha incorreta pode comprometer não só a estética, mas, também, a funcionalidade desse ambiente. Ao decorar cômodos compactos, é preciso usar o bom senso e buscar estratégias para otimizar o espaço da melhor maneira possível. Infelizmente, nem sempre isso acontece! No afã de deixar o ambiente bonito, muitas pessoas cometem gafes decorativas, criam um visual pesado e deixam de aproveitar o potencial do cômodo pequeno. Quer descobrir quais são os principais erros cometidos na decoração de espaços reduzidos? Então continue lendo o nosso artigo!

Falta de planejamento

Deixar de planejar a decoração é um erro dos graves. Na verdade, independentemente do tamanho do ambiente, o planejamento deve ser o ponto de partida. Antes de realizar qualquer compra ou intervenção no espaço, é preciso colocar os seus planos no papel, definir um estilo a ser seguido, listar as possibilidades, enfim, fazer escolhas bem pensadas em relação à sua proposta decorativa.

Deixar de tirar as medidas

Não medir o espaço disponível é um falha que pode custar muito caro. Esse é um dos principais motivos de erros nas compras de móveis, cortinas e persianas. Para driblar esse problema, o ideal é ter uma planta baixa do ambiente e analisar o espaço que será destinado a cada peça. Vale destacar que é preciso calcular com folga, pois é preciso ter espaço para circulação.

Exagerar nos objetos decorativos

Excesso de quadros, vasos, souvenir, arranjos e móveis podem acabar deixando o ambiente sobrecarregado. Muitas informações visuais em um espaço reduzido geram um efeito over e até mesmo cafona. Prefira estilos na linha mais clean, priorize objetos funcionais e quem sabe um espelho para causar a sensação de amplitude.

Ambiente desorganizado

Em cômodos pequenos, toda e qualquer bagunça toma proporções maiores, tornando o ambiente sufocante e desconfortável. Uma boa pedida para valorizar a decoração e ampliar visualmente o espaço é manter o cômodo arrumado. Usar nichos, prateleiras, caixas organizadoras e armários pode te ajudar nessa missão.

Rebaixar o teto

Os imóveis modernos já tendem a ter pés-direitos mais baixos, portanto, fazer um completo rebaixamento em gesso num apartamento pequeno pode causar a impressão de achatamento no ambiente. Você não quer isso, certo?  Fuja dos rebaixamentos e invista em paredes e tetos da mesma cor para aumentar o pé-direito.

Dividir em vez de integrar

Outro erro frequente é dividir os ambientes em vez de conjugá-los. Quando o espaço já é compacto, criar muitas divisórias acaba causando o efeito de confinamento. A melhor pedida, nesse caso, é integrar espaços, como por exemplo, sala de jantar com sala de estar.

Usar cores escuras na pintura

A regra é simples: cores escuras fecham e cores claras abrem o espaço. Sendo assim, evite tonalidades muito escuras se o ambiente for pequeno. É melhor escolher tons como branco, bege, gelo, amarelinho e areia.

E aí, você já cometeu algum desses erros ao decorar um ambiente compacto? Fuja dessas falhas a todo custo, pois o espaço pode até ser pequeno, mas com a decoração certa, a beleza e estilo são enormes. Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria