7 dicas sensacionais para limpar tapetes e deixá-los nos trinques

0
12006

Se você está querendo faxinar a casa, que tal começar pelos tapetes? Muita gente vive com dúvidas sobre como deixá-los limpinhos e conservados, mas a verdade é que não é tão difícil quanto parece.

Não é preciso usar produtos químicos pesados, muito menos contratar serviços para realizar a limpeza. Você mesmo pode limpar tapetes em casa, de forma rápida, simples e barata! Elimine as sujeirinhas acumuladas, manchas e até mesmo odores vindos de poeira, animais de estimação e outros.

Antes de começar com as dicas, é importante lembrar que os tapetes não são como carpetes! Eles não aguentam uma limpeza tão agressiva e, por isso, ao higienizá-los, você deve tomar cuidado com o seu material. Esfregar com força pode danificar definitivamente seus tapetes. Em vez de fazer isso, leia nossas dicas!

1. Aplique produtos caseiros para limpar tapetes

Limpar tapetes com produtos caros e específicos para o serviço pode ser perda de tempo e dinheiro. É claro que eles funcionam, mas às vezes não existe necessidade para isso!

Alguns produtos simples que temos em casa podem limpar tão bem quanto os comercializados, dependendo da sujeira. Os principais elementos que vão te ajudar na tarefa são o vinagre, o bicarbonato de sódio e o velho sabão líquido, por exemplo.

Aliás, é até bom evitar produtos químicos, pois eles podem deixar odores fortes, desgastar o material do seu tapete e até mesmo prejudicar o meio ambiente. Não queremos nada disso, não é mesmo?

Para tirar manchinhas recentes nos tapetes, também é bom usar água oxigenada. É só aplicar a solução sobre a mancha e esperar alguns minutos. O segredo está na hora de retirar: use um papel seco para absorver e não esfregue!

2. Tenha sempre vinagre em casa para higienizar os tapetes

O vinagre já foi citado, mas vale falar mais dele. Afinal, esse produto simples, que nunca falta em nossas casas, é um poderoso higienizador e removedor de manchas.

Se você adicionar água morna e detergente neutro ao vinagre, vai ter um resultado melhor ainda em tecidos encardidos. Lembre-se apenas de limpar depois com um pano limpo e deixar secar naturalmente.

Além de limpar e remover manchas, o vinagre ainda mata germes e acaba com odores desagradáveis. Principalmente em casas com animais de estimação, ele é um grande aliado para neutralizar a acidez da urina do pet e salvar os tapetes.

3. Faça um removedor de manchas com detergente líquido e água

Como os tapetes são acessórios de decoração que sujam com muita frequência, você precisa estar preparado para remover as manchas de forma rápida e simples.

Além das dicas anteriores, você também pode remover as sujeiras com uma solução feita com um litro de água e apenas 1/4 de uma xícara de detergente líquido.

O ideal é que você misture tudo até espumar. Com a ajuda de uma escova bem macia, é só você esfregar de forma mais suave a espuma no seu tapete. Dessa forma, as manchas contidas nas fibras vão saindo de acordo com o movimento circular que você fizer.

Quando você terminar a limpeza, apenas passe um pano úmido e deixe secar naturalmente. Se preferir, pode agilizar o processo com um secador de cabelo.

4. Realize uma lavagem a seco caseira nos tapetes

Tem coisas que não combinam com água, não é mesmo? Por isso muita gente leva tapetes e outros objetos para lavagem a seco. Dependendo do tamanho do que você quer lavar, esse serviço pode sair um pouquinho caro. Mas agora você vai aprender a fazer isso em casa!

Essa técnica caseira é muito boa também para quem não tem muito espaço para lavar tapetes com água e deixá-los secando. Você só vai precisar de amido de milho e bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes em igual proporção e comece a aplicar o pó sobre o tapete. Juntos, eles sugarão toda a sujeira que estiver nas suas fibras.

Para aproveitar, coloque também folhas secas de canela, cravo ou lavanda na mistura. Deixando tudo agir por mais ou menos 30 minutos sobre o tapete, você deixa um aroma mais gostoso e marcante.

5. Utilize uma proteção para lavar o tapete na máquina

Tem gente que gosta mesmo é de praticidade ao máximo e joga tudo na máquina de lavar roupa. Com os tapetes não é diferente e você pode mesmo fazer isso para economizar tempo. Só não deixe de conferir antes se o material do seu tapete pode ser lavado dessa maneira, para evitar estragos.

Mas, como na maioria dos casos os tapetes são mais delicados, o ideal é colocá-los dentro de um saco ou fronha de algodão lavável antes de levá-lo à máquina. Fazendo isso, você protege seu tapete dos atritos no interior da máquina e evita danos maiores.

6. Use uma fronha de algodão para aspirar tapetes delicados

A dica anterior pode ser utilizada também para quando você for usar o seu aspirador de pó nos tapetes. Antes de fazer essa limpeza — que é importante para remover poeira e ácaros —, se o seu tapete for mais delicado, coloque uma fronha de algodão ou alguma peça de nylon por cima.

Quando você passar o aspirador de pó, a poeira removida do tapete será filtrada. Dessa forma, você evita que a sucção do aspirador estrague os detalhes do tapete e faz com que as fibras fiquem mais afofadas.

7. Adote o amaciante de roupas para limpar tapetes de pelo alto

Esse é mais um truque para limpar tapetes, que envolve o amaciante de roupas. Quando se trata de tapetes peludos, ele é ideal para manter a textura e o relevo do material.

Se você leu as dicas anteriores, o processo de limpeza é simples: primeiro, passe o aspirador de pó de forma bem suave e cuidadosa. A diferença está só na solução que você vai preparar!

Junto com a água e o detergente líquido, adicione também o amaciante de roupas. Umedeça a superfície do seu tapete com essa mistura, limpando com uma escova macia. Mas escove sempre no sentido dos pelos para remover as sujeiras sem estragar as fibras! Depois, limpe com um pano úmido.

Todas essas maneiras apresentadas para limpar tapetes funcionam muito bem. Mas para que não seja difícil remover nenhuma sujeira ou mancha, realize essa tarefa semanalmente, de preferência.

Além disso, tente limpar as manchas assim que o incidente ocorrer. É muito mais fácil retirar esse tipo de marca do tapete quando a sujeira ainda estiver fresca.

Agora você está mais preparado para limpar tapetes e deixá-los nos trinques? Se tiver mais alguma dica interessante, compartilhe aqui nos comentários. Nós adoraremos saber!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria