7 dicas para organizar a lavanderia da sua casa

0
1317

Roupa suja se lava — literalmente — em casa, não é mesmo? E independentemente do tamanho da trouxa, a tarefa de deixar as roupas limpinhas e cheirosas se torna mais fácil se a lavanderia estiver devidamente organizada. Quer saber como deixar sua lavanderia ou área de serviço na mais perfeita ordem? Então confira agora mesmo as dicas incríveis que preparamos para você facilitar a lavação! Vamos lá?

Otimize ao máximo o espaço

Você já percebeu que, como os imóveis modernos estão ficando cada vez menores, sempre sobra um espaço mínimo para as lavanderias e áreas de serviço? A pobrezinha da máquina quase pede socorro, espremida em um canto qualquer. A boa notícia é que o uso inteligente desse ambiente pode ajudar a otimizar o espaço ao máximo. Para tanto, vale utilizar móveis funcionais e compactos e tanques embutidos, por exemplo, além de priorizar o uso de aparelhos 2 em 1, como as máquinas que lavam e secam. Bem melhor do que um tanquinho, não concorda?

Aposte em nichos, armários e prateleiras

Para garantir a organização da sua lavanderia, invista em nichos, armários e prateleiras. Esses móveis de apoio servem para guardar os produtos limpeza, panos e acessórios como buchas e escovas. Vale destacar que já existem, hoje em dia, peças impermeabilizadas, próprias para ambientes úmidos como as áreas de serviço e as lavanderias. Vale a pena dar uma olhadinha!

Use gavetões ou cestos para roupas

Se sua lavanderia for maiorzinha, aposte em módulos de madeira com gavetões, que servem para guardar as roupas sujas separadamente das peças já lavadas. Caso o espaço seja mais compacto, não há nada que os tradicionais cestos de roupa não resolvam! Eles são práticos, baratos e podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos.

Atente-se aos produtos químicos

Mais do que organizada, a lavanderia deve ser, antes de mais nada, segura. Sendo assim, nada de deixar os produtos de limpeza em lugares baixos, onde as crianças podem acessar facilmente. Coloque-os em nichos e prateleiras no alto ou tranque-os em algum armário. Além disso, nunca tire o rótulo dos produtos ou os transfira para garrafas PET, pois isso aumenta os riscos de acidentes. Melhor se prevenir, não acha?

Evite deixar os pregadores espalhados

Nada pior do que precisar de pregadores e não encontrá-los, não é verdade? Para evitar esse problema, não deixe esses objetos espalhados, criando o hábito de guardá-los logo após recolher as roupas do varal. Outra boa dica é colocá-los em caixas organizadoras ou em pequenos cestos, porque assim, toda vez que precisar deles, já saberá onde procurar. No nosso site você encontra várias opções para ajudar, veja aqui.

Invista em varais suspensos

Toda dona de casa já passou pelo inconveniente de ter que estender roupas em dias de chuva ou não ter espaço suficiente no varal para colocar todas as roupas para secar, certo? Em ambos os casos, o uso de um varal suspenso na lavanderia pode ser a solução. Por não ocupar muito espaço, essa alternativa não compromete a estética do ambiente e pode ajudar em situações emergenciais.

Escolha os equipamentos certos

De nada adianta escolher os aparelhos mais modernos e tecnológicos disponíveis no mercado se eles vão acabar comprometendo o espaço de circulação na sua lavanderia, dificultando a execução das suas atividades! Por essas e outras, é essencial que você opte por aparelhos com tamanhos adequados para o espaço da área, o que ajuda diretamente na organização e no funcionamento do ambiente!

Agora que você já é um expert na organização de áreas de serviço, que tal comentar aqui e dividir seus próprios segredos conosco? O que você faz para deixar sua lavanderia um brinco só? Compartilhe suas dicas e enriqueça nosso post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria