Veja 7 dicas para montar um biblioteca para as crianças

0
2056

A leitura é uma prática benéfica em qualquer fase da vida, não concorda? Os livros são enriquecedores, configuram-se como ótimas fontes de conhecimento, ampliam o vocabulário e estimulam a imaginação. Por essas e tantas outras é que vale a pena encorajar esse hábito pra lá de saudável nas crianças. E quanto mais cedo começar o incentivo, melhor!

E foi exatamente pensando nisso que resolvemos listar aqui algumas dicas incríveis para você criar um cantinho de leitura funcional e agradável para esses pequeninos moradores da sua casa. Ficou curioso para descobrir como  montar uma biblioteca infantil particular? Então confira:

Reserve um espaço especial

Se você não tiver um espaço totalmente exclusivo para montar sua biblioteca infantil, reserve um cantinho especial do quarto das crianças para colocar os exemplares e ajudá-las a cultivarem o hábito de ler desde cedo. Com um pouco de bom gosto e muita criatividade você vai conseguir transformar qualquer pequena área em um ambiente super convidativo para desfrutarem, juntos, de páginas e mais páginas de boas histórias.

Aposte na ludicidade

Todo e qualquer ambiente infantil, sobretudo uma biblioteca, deve ter um toque lúdico para despertar ainda mais o interesse das crianças. Sendo assim, aposte em diversidade de cores, formas e ilustrações. Para deixar tudo ainda mais interessante, vale colocar adesivos nas paredes e guardar fantoches e fantasias no cantinho de leitura para que as histórias fiquem sempre divertidas.

Invista em prateleiras

Se a intenção é ajudar no desenvolvimento do hábito da leitura, é importante colocar prateleiras estreitas mais baixas, ao alcance das crianças, para que elas mesmas possam pegar os livros, sem a necessidade de recorrer aos adultos. Prefira prateleiras leves e coloridas, que, além de práticas e funcionais, deixam o ambiente mais organizado e tornam a decoração mais próxima do universo infantil.

No site Casa Show você a prateleira ideal para a biblioteca do seu filho. Clique aqui e confira!

Pense sempre no conforto

Além de bonita e organizada, a pequena biblioteca deve ser bem confortável, não acha? Para tanto, invista em um tapete macio, em almofadas fofinhas, pufes coloridos e elementos que possam deixar seus filhos completamente à vontade para ler e aprender. O ideal é que o espaço fique bem aconchegante, de modo que os pequenos façam suas leituras diárias no mais absoluto conforto.

Capriche na iluminação

Para favorecer a leitura, é importante que o ambiente seja bem iluminado. Por isso, opte por cortinas fluidas, a fim de não atrapalhar a iluminação natural do cômodo, além de instalar luminárias fofas pelo local. Por se tratar de um ambiente infantil, é crucial colocar protetores nas tomadas para garantir a segurança dos pequenos leitores, ok?

Equipe a biblioteca

Use nichos, cestos, caixas organizadoras e revisteiros para organizar os livros e as revistas. Lousas, cadernos e lápis de cor também são boas alternativas, pois, como a leitura tende a despertar a imaginação das crianças, pode ser que elas queiram extravasar a criatividade em suas próprias produções.

Faça uma decoração temática

Outra dica bacana é apostar em uma decoração mais conceitual, seguindo temas como o universo da leitura ou os contos de fada, por exemplo. Escolha um personagem ou uma história que as crianças curtam mais e monte a decoração em torno dessa temática. Vale, por exemplo, colar um adesivo do pequeno príncipe no ambiente, incluindo até alguma citação do livro. Já imaginou que lindo que vai ficar?

No mais, com a biblioteca montada, escolha títulos apropriados para a idade das crianças, estipule os horários para a leitura, cultive o momento da historinha e, eventualmente, chame os amiguinhos ou primos dos pimpolhos para um dia do livro na sua casa. Se aprenderem desde cedo, certamente seus pequenos vão gostar de ler até ficarem grandões! O investimento vale a pena, certo?

Agora comente aqui e nos conte se já tem um cantinho assim em casa! Quais critérios usou para escolher a decoração mais adequada? Que tal sugerir alguns dos títulos preferidos dos seus filhotes? Compartilhe suas experiências e dicas conosco e participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria