7 dicas na hora de limpar os eletrodomésticos

1
985

Você tem o hábito de limpar os eletrodomésticos após o uso? Costuma higienizá-los apenas com água e sabão? Saiba que nem sempre isso é suficiente! Em muitos casos, é preciso muito mais do que água e sabão para deixar os eletrodomésticos limpinhos e livres de germes e bactérias.

Vale destacar que o cuidado com os eletrodomésticos é essencial não só para a manutenção da saúde e higiene, mas também para aumentar a vida útil dos aparelhos. Quer saber como limpar os seus eletrodomésticos adequadamente? Então continue lendo nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você!

Conheça os grupos de eletrodomésticos

Para limpar os eletrodomésticos da forma correta e evitar erros durante a higienização, é importante que você saiba como os aparelhos da sua cozinha são divididos. Os eletrodomésticos são classificados em quentes e frios, sendo que os quentes são a torradeira, a sanduicheira, o forno elétrico, o fogão e o micro-ondas. Já os frios são o liquidificador, o espremedor, o mixer, a batedeira, o processador e a geladeira. Cada um desses grupos demanda cuidados específicos na hora da limpeza.

Tire os resíduos da sanduicheira

A limpeza da sanduicheira começa pela remoção de resíduos alimentares. Você pode umedecer os restos de alimentos e retirá-los em seguida usando uma esponja macia. Depois é só secar a superfície usando um pano macio. Um detalhe importante é não usar produtos abrasivos, pois eles podem estragar o aparelho.

Use sal grosso para limpar a torradeira

Essa dica é inusitada, mas muito eficiente. Depois de remover os resíduos de alimentos, jogue sal grosso nos vãos da torradeira, pois esse produto adere às migalhas de pão. Depois de jogar o sal, vede a entrada usando papel absorvente e chacoalhe o aparelho para remover todo o sal.

Tire o excesso de gordura antes de limpar o micro-ondas e o forno elétrico

Para limpar o micro-ondas e o forno elétrico, tire o excesso de gordura que tende a se acumular nas paredes dos aparelhos. Para tanto, use um pano umedecido com sabão neutro ou uma solução de água morna (500 ml) com bicarbonato de sódio (2 colheres). As grades do forno e o prato do micro-ondas devem ser lavados no mínimo uma vez por semana.

Desmonte o liquidificador para lavá-lo

Para que o liquidificador fique bem limpo, o mais indicado é higienizar as partes individualmente, usando uma bucha macia para a limpeza geral e uma escova de dentes para remover a sujeira das dobras e dos cantos. Outra boa estratégia é deixar o aparelho de molho em uma solução de 1 litro de água para 2 colheres de água sanitária. Enxágue com água fervente para esterilizar o aparelho.

Preste atenção ao coador do espremedor

Na higienização do espremedor, o mais importante é focar no coador, pois essa é a parte que tem mais contato com os alimentos. Para realizar uma limpeza perfeita, mergulhe o coador em uma solução de água com bicarbonato, limpe a parte exterior com um pano úmido e detergente neutro. Para finalizar, seque o aparelho. Vale ressaltar que esse mesmo processo deve ser repetido na limpeza de processadores.

Bicarbonato para limpar a geladeira

No caso das geladeiras, a parte que merece maior atenção é a gaveta de frutas e legumes, afinal, é nela que a maior quantidade de resíduos é acumulada. Para limpar essa área, use água com bicarbonato na higienização, pelo menos a cada duas semanas.

E aí, curtiu as nossas dicas? Como você costuma limpar os seus eletrodomésticos? Conte pra gente! Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.