Veja 7 dicas inusitadas para economizar água em casa

0
1246

 

Nunca se falou tanto sobre economia de água quanto hoje em dia, não é verdade? Diante de reservatórios quase vazios, notícias alarmantes e uma iminente crise hídrica, é realmente necessário não apenas falar sobre o problema como também adotar medidas sustentáveis para evitar ao máximo o desperdício. Quer conhecer algumas maneiras inusitadas de economizar água na sua residência e otimizar o aproveitamento desse recurso tão precioso? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Coloque baldes dentro do box

Simples e eficiente, essa dica vai ajudá-lo a economizar uma quantidade significativa de água todos os dias. Para evitar o desperdício na hora do banho, coloque baldes debaixo do chuveiro a fim de acomodar a água que normalmente escoa pelo ralo desnecessariamente. Ao final de dois ou três banhos, você já terá água suficiente para dar descarga no vaso ou até mesmo lavar o seu quintal!

Espalhe bacias na área externa

Quando você notar que o tempo está com cara de chuva, corra para espalhar bacias na área externa da casa para receber a água. Vale ressaltar que essa água captada não serve para o consumo, no entanto, não só pode como deve ser usada para jogar no vaso, regar as plantas, passar um pano na casa ou lavar a varanda, por exemplo.

Aproveite a água da máquina de lavar

Em vez de deixar que a água da lavagem de roupas seja descartada, coloque a mangueira do equipamento para destinar essa água a baldes, bacias e reservatórios domésticos. Essa reserva poderá ser utilizada na lavagem de tapetes, de calçadas e também para dar descargas. Como se gasta muita água no processo da lavagem de roupas, a economia acaba sendo tremenda.

Use a máquina de lavar louças no máximo

Não use a máquina lava-louças para higienizar alguns poucos copos e talheres, viu? Embora a intenção desse aparelho seja buscar praticidade, se houver poucos itens sujos, prefira a lavagem convencional ou espere juntar mais peças para que você utilize a máquina em sua capacidade máxima. E a mesma regra vale para as máquinas de lavar roupas.

Reduza o consumo de copos

É isso mesmo! Parece um pouco estranho, mas essa atitude é muito eficaz na economia de água. Assim, compre canecas ou copos para cada um dos moradores da casa e designe um copo por dia para cada pessoa. As cores ou estampas dos copos podem ser diferentes, para facilitar a identificação. Caso você prefira, use canetas para escrever o nome do usuário. Essa medida inusitada vai evitar a sujeira excessiva de copos e, consequentemente, o desperdício de água na lavagem.

Lave frutas e legumes na panela

Não lave os vegetais em água corrente. Coloque as frutas e verduras em uma panela ou bacia, pingue um pouco de hipoclorito de sódio na água e, com isso, higienize os vegetais adequadamente, reduzindo significativamente o desperdício de água e também as chances de sobrevivência de germes, parasitas e bactérias.

Reuse a água do cozimento de alimentos

Quando você precisar usar água para cozinhar carnes ou legumes, reaproveite-a depois no preparo de sopas, guisados, molhos e outros pratos. Já pensou que a água dos legumes pode, inclusive, ser utilizada para deixar o arroz mais nutritivo e saboroso?

E aí, gostou das nossas dicas de economia? Vai colocá-las em prática no seu dia a dia? Que outras medidas você costuma adotar para evitar o desperdício de água? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco e participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria