7 dicas de higiene e cuidados com as roupas de banho

0
1977

Você sabia que é preciso ter cuidado redobrado na hora de higienizar roupas de banho? Isso mesmo! Essas peças do seu enxoval precisam ser lavadas e secas com cautela, não só para que elas durem por mais tempo, como também para evitar que a capacidade de absorção seja comprometida. Além disso, a boa higienização das toalhas e roupões garante que eles fiquem bonitos, felpudos, sem manchas e completamente livres de fungos e bactérias. Quer saber quais os principais cuidados que devem ser tomados na higiene e manutenção das suas roupas de banho? Então continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você.

Separe as roupas por cor e material

O primeiro passo na hora de lavar as roupas de banho, é separá-las por cores. As brancas  e beges podem ser lavadas juntas. As pretas devem ficar com as azuis marinho, marrons e grafites. Já as rosas, verdes, amarelas, corais e vermelhas podem ser colocadas em um mesmo ciclo de lavagem. Esse cuidado vai evitar a formação de manchas. Além de separar por cor, separe também por material. Toalhas não devem ser lavadas com outros tipos de roupa porque a tendência é que os outros tecidos absorvam os pelos das toalhas.

Use os produtos certos

Outro ponto importante na higienização das roupas de banho é usar os produtos adequados. O amaciante e o sabão neutro são os ideais para realizar essa tarefa, porém, é importante usar a quantidade indicada no rótulo, já que o excesso de sabão e amaciante pode reduzir consideravelmente a capacidade de absorção da toalha. Evite água sanitária e cloro, mesmo em toalhas claras, pois isso pode causar manchas e desbotamento.

Molhe as toalhas antes de colocá-la na máquina de lavar

Antes de colocar as roupas de banho na máquina de lavar, o ideal é molhar as peças para evitar que elas encolham durante a lavagem. Faça esse procedimento independente da toalha ser nova ou velha.

Evite a água quente

Exceto em casos de toalhas muito sujas, toalhas e roupões nunca devem ser lavados com água quente demais. Mesmo se a sujidade estiver impregnada, é preciso respeitar a temperatura máxima de 60°C.

Atenção na hora de pôr para secar

Evite torcer suas toalhas e roupões e nunca use secadoras com ar quente, pois essa prática também pode encolher as roupas de banho. Use apenas ar frio ou deixe as toalhas e roupões secarem no varal, em um local bem arejado e com sombra. Vale destacar que as peças precisam ficar bem esticadas para evitar a formação de mofo, além do cheiro desagradável.

Lave as toalhas novas

Antes mesmo de usar as toalhas novas, lave-as. Nunca se sabe quanto tempo ela ficou na loja, exposta à poeira e entrando em contato com diferentes mãos. É comum que nessa primeira lavagem, as roupas de banho soltem restos de fibras e tinta.

Não compartilhe a toalha

Como a toalha entra em contato com partes íntimas do corpo, o ideal é que ela não seja compartilhada com vários membros da mesma família. O mais higiênico é que cada um tenha sua própria toalha e que ela seja substituída com frequência. Isso ajuda a prevenir uma série de doenças, inclusive o HPV.

E você encontra vários acessórios de lavanderia que te ajudam a ter mais praticidade com nesses cuidados, confira nesse link.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai adotá-las na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria