7 dicas para decorar um espaço gourmet

0
1335

O espaço gourmet é uma área de convivência que agrega charme e funcionalidade à casa, afinal, esse tipo de ambiente é perfeito para receber os amigos, trocar um dedinho de prosa e fazer as refeições.

Quando a área é bonita e espaçosa, melhor ainda! Aí o espaço gourmet se transforma em um verdadeiro convite para reunir pessoas queridas em ocasiões especiais e dias de folga.

Quer saber como decorar um espaço gourmet com beleza e praticidade? Então continue lendo o nosso artigo e veja nossas sugestões!

Defina um estilo para sua área gourmet

Antes de qualquer outro passo, é importante planejar a decoração da sua área gourmet e definir o estilo a ser usado no espaço. Muitas pessoas acabam optando pelo conceito mais rústico, com muita madeira e tijolos aparentes. Embora seja um caminho seguro, você não precisa se prender a um padrão. Você pode, por exemplo, dar um ar futurista ao espaço, com porcelanato de aparência metalizada e eletrodomésticos em inox.

Um toque de cor

As áreas gourmet podem ser irreverentes e alegres, sendo assim, você está liberado para acrescentar um toque de vida em cor ao ambiente. Dá para usar cerâmicas com estampas ou até mesmo investir em eletrodomésticos e móveis coloridos. Amarelo e vermelho são tonalidades que ficam incríveis nesse tipo de espaço e elas podem estar presentes nos armários, banquetas, geladeiras, etc.

A bancada é fundamental

Ter uma bancada é essencial para facilitar a utilização do espaço, pois essa superfície serve para colocar bebidas, preparar os pratos, servir petiscos e até mesmo fazer a integração de dois ambientes, sem comprometer o ar informal do espaço. Melhor ainda se algumas banquetas forem colocadas em frente à bancada. Assim o anfitrião pode interagir com os convidados!

Escolha pisos práticos e bonitos

Como o espaço gourmet normalmente está exposto a resíduos de gordura e outras sujidades, é fundamental que você escolha pisos bonitos e que sejam fáceis de limpar. Além disso, compre revestimentos de boa qualidade, para que eles não deteriorem com o tempo e com a circulação de pessoas.

Equipe a área gourmet

Outro aspecto importante da montagem da área gourmet é equipar o espaço, a fim de deixar o ambiente mais completo e funcional. Vale a pena investir em geladeira ou frigobar, cooktop, micro-ondas, coifa e churrasqueira. Para maximizar a capacidade de entretenimento do espaço, você também pode comprar jogos, televisor, aparelho de DVD e som.

Pense na cobertura

De acordo com especialistas, é crucial que a área gourmet tenha uma cobertura segura e com manutenção em dia. Caso contrário, a chuva pode atrapalhar seus planos de receber os amigos. Nesse caso, o seu churrasco pode ir literalmente por água abaixo!

Conforto não pode faltar

Por ser um ambiente de convívio, o espaço gourmet precisa ser confortável e aconchegante. Seguindo essa proposta,  escolha móveis ergonomicamente corretos, compre mesinhas de apoio e faça a disposição do mobiliário de modo que seus convidados fiquem à vontade.

Dicas extras

  • Plantas podem encher a sua área gourmet de vida e frescor. Apenas tome cuidado para escolher uma espécie que adapte bem às condições de luz, calor e umidade do espaço.

  • Use utensílios de cozinha como elementos decorativos. Vale, por exemplo, deixar um jogo de panelas à mostra ou usar um bule para colocar flores.

  • Evite o excesso de objetos e procure deixar a área o mais funcional possível, sem comprometer o espaço de circulação.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na decoração do seu espaço gourmet? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria