7 dicas para decorar banheiros pequenos

0
1589

Os imóveis modernos estão cada vez mais compactos e os banheiros pequenos estão se tornando muito comuns. Nesse cenário marcado por ambientes menores e limitações de espaço, decorar os cômodos vira um grande desafio na organização da casa. A boa notícia é que adotando algumas medidas práticas e eficientes, é possível otimizar o espaço dos cômodos e decorá-los de maneira bonita e harmoniosa. Quer saber como decorar banheiros pequenos? Então confira nossas dicas para arrumar esse ambiente em grande estilo. Vem com a gente!

Elimine os excessos

Os banheiros pequenos possuem poucos lugares disponíveis para armazenar os objetos, portanto, você deve eliminar os excessos, fazer uma triagem do que realmente precisa ficar no banheiro, tirar do espaço produtos que estão vencidos ou que você não usa. Além disso, não guarde maquiagens e perfumes nesse ambiente da casa, pois como os banheiros pequenos sofrem muitas variações térmicas, os seus cosméticos podem estragar.

Não guarde todas as toalhas no banheiro

É uma tendência guardar toalhas enroladinhas no armário e bancada do banheiro, mas se o espaço for pequeno, esqueça! Nem pense em guardar todas as toalhas da sua casa nesse ambiente. Prefira mantê-las no guarda-roupa e levá-las para o banheiro de acordo com a necessidade.

Use cestos e caixas organizadoras

Em banheiros pequenos, uma excelente maneira de otimizar o espaço é recorrer a cestos e caixas organizadoras. Esses pequenos aliados podem servir para organizar os produtos e guardar miudezas, além de agregar um charme a mais no ambiente. Vale destacar que no mercado existem caixas e cestos de vários materiais, incluindo vime, plástico, acrílico e madeira. As cores e formatos também são variados, então a melhor pedida é escolher peças que fiquem harmônicas no espaço. Você pode conferir alguns modelos de organizadores e cestos em nosso site.

Os objetos que você usa mais devem ficar mais acessíveis

Quando se trata da decoração e organização do banheiro, os objetos precisam ser categorizados e agrupados de acordo com a sua frequência de uso. Isso significa que os itens que você mais utilizam devem ficar sempre à mão, já as peças que você usa menos devem ficar em gavetas e portas mais baixas.

Prefira as portas de correr

Outra estratégia que ajuda a economizar um espaço precioso nos banheiros pequenos é investir em portas de correr, tanto no box, quanto na entrada do banheiro. Isso faz toda a diferença na decoração e organização do ambiente

Opte por cores claras

As cores escuras não contribuem – em nada – na decoração de banheiros pequenos. Pelo contrário! As tintas e revestimentos escuros no banheiro podem causar a impressão de que o espaço é ainda menor. Sendo assim, opte por tonalidades claras, que ampliem o ambiente visualmente. Deixe o toque de cor e vida apenas para os detalhes.

Use e abuse dos espelhos

Os espelhos, além de bonitos e úteis para avaliar a nossa própria aparência, servem também para causar a impressão de que o cômodo é maior. Sendo assim, use e abuse de peças espelhadas no banheiro.

Dicas extras para decorar e organizar banheiros pequenos

  • Dê preferência a boxes completamente transparentes.

  • Evite muitos móveis no banheiro.

  • Use acessórios como ganchos e nichos na parede.

  • Use uma iluminação pendente para deixar o banheiro mais charmoso.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria