7 dicas de decoração para quartos pequenos

0
1355

Nos projetos arquitetônicos modernos, os quartos pequenos estão cada vez mais presentes, mas a falta de espaço não deve limitar o bom gosto e o estilo na hora de decorar. Usando ideias simples, os dormitórios podem ficar muito mais bonitos, aconchegantes, práticos e mesmo com a aparência maior.

Se você se vê diante de quartos com espaço limitado e não sabe como transformar estes ambientes em cômodos mais bonitos e funcionais, saiba que existem soluções fáceis para uma decoração harmônica e criativa.  Quer descobrir como? Acompanhe nosso post!

Aposte nas cores claras

Na hora de decorar um quarto pequeno, tome cuidado com as cores escuras, pois elas podem dar a impressão de que o ambiente é ainda menor. Para evitar que isso aconteça, escolha tons claros, que sejam capazes de ampliar o dormitório visualmente. Se quiser dar um toque de cor e irreverência sem comprometer a amplitude, escolha uma das paredes para colocar um quadro, um painel de fotos, uma cortina colorida ou um papel de parede estampado. O importante mesmo é lembrar-se sempre de optar pelos fundos claros! Para esta situação, o branco, o bege e o gelo são alternativas interessantes na hora da pintura.

O reflexo do bom gosto

Os espelhos são grandes aliados dos quartos menores, pois eles não servem somente para agregar beleza ao ambiente: na decoração, eles também concedem um efeito de amplitude aos cômodos. Os espelhos podem ser aplicados nas portas de armários ou até mesmo em uma das paredes do quarto. Você escolhe!

Móveis funcionais: sinônimo de aproveitamento de espaço

É preciso saber escolher o mobiliário para não perder espaço na decoração. Neste sentido, dê preferência a camas com gavetas embutidas, móveis dobráveis, puff baú, prateleiras suspensas e peças com porta de correr.

Além disso, uma dica para aumentar a praticidade é optar pelas peças de fórmica, que, além de duráveis e econômicas, são mais fáceis de limpar.

Televisor na parede

Para não ter que investir em um móvel especial que ocupe espaço e aumente os gastos, instale a televisão na parede. Este tipo de estratégia dá uma aparência moderna e super clean ao ambiente.

Bem na foto

As fotografias possuem o poder de incrementar a decoração, além de reavivar memórias. Nos quartos pequenos, é válido apostar em molduras de tamanhos e modelos diferentes. A única regra é seguir o conceito do restante da decoração e dialogar com o estilo pessoal do dono do quarto.

De olho na circulação

Mesmo nos quartos pequenos, é necessário pensar no espaço de circulação. O excesso de móveis pode prejudicar esta área! De acordo com especialistas, o ideal é deixar corredores livres, com pelo menos 60 cm (em frente ao armário e na lateral das camas). Se o dormitório for de solteiro, o mais indicado é encostar a cama na parede. Por outro lado, se o quarto for de casal, adotar esta medida pode atrapalhar quem fica sem acesso direto ao chão, dificultando o momento de levantar.

Organizar, mais que nunca, é necessário

Se a bagunça é desaconselhável em qualquer ambiente, imagine só em um quarto com pouco espaço! Para manter o cômodo com aparência clean, faça um bom planejamento e coloque cada coisa em seu lugar. Isto vai facilitar o seu dia a dia e deixar o quarto visualmente mais bacana. De fato, quanto menor for o dormitório, mais organizado ele deve ser. Pense nisso!

E você, é dono de um quarto pequeno? Como fica a decoração e a organização do seu dormitório? Esquecemos alguma dica importante? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria