7 dicas na hora de comprar móveis e objetos decorativos

0
1130

Você está passeando pelo shopping e de repente vê aquele estofado incrível por um preço que cabe no seu orçamento. Você não pensa duas vezes e decide levar o móvel para casa. Só então você descobre que ele não cabe na sua sala e que a cor da peça não combina tanto com a decoração quanto você imaginava.

Essa cena pode parecer improvável, mas não é! Esse tipo de situação é mais comum do que você imagina e para evitar que esse problema aconteça com você, listamos algumas boas dicas para acertar na hora de comprar móveis e artigos decorativos para sua residência. Vem ver!

Não compre por impulso

Comprar um móvel ou objeto decorativo não é como comprar um sorvete. Essa decisão deve envolver critério e planejamento e nunca pode ser tomada por impulso. Primeiro você deve analisar se a peça é realmente necessária, se o preço é bacana e se ela realmente vai combinar com os outros elementos que você já tem em casa.

Tenha em mente o estilo da residência

Ao comprar peças de mobília e artigos de decoração, tenha sempre em mente o estilo do cômodo (rústico, clássico, moderno, clean, vintage, etc) e o efeito que você pretende alcançar. Essa estratégia é essencial para nortear a sua escolha e evitar que você se perca diante das múltiplas opções.

Considere a paleta de cores da decoração

Outra medida importante para escolher bons móveis e objetos decorativos para sua casa, é considerar a paleta de cores do cômodo. Vale lembrar que peças com tonalidades diferentes podem ser até bem-vindas como ponto de contraste e forma de quebrar a monotonia, no entanto, a composição deve ser equilibrada e as cores devem dialogar entre si.

Teste as poltronas, sofás e camas antes de comprar

Nunca compre uma cama, poltrona, sofá ou cadeira sem antes testá-los. Não adianta comprar um móvel bonito, se ele não for confortável. Não tenha vergonha de sentar ou deitar na peça antes de fechar o negócio. O teste do conforto deve ser determinante na sua escolha.

Anote as medidas do cômodo

Para não acabar comprando peças grandes ou pequenas demais, leve com você as medidas do cômodo onde os móveis e artigos decorativos serão colocados. Isso vai ajudar a escolher itens proporcionais ao espaço disponível, o que contribui diretamente para o bom aproveitamento da área.

Redobre os cuidados ao comprar pela internet

A compra no mercado online é uma alternativa prática e, muitas vezes, econômica. Apesar disso, os negócios virtuais demandam cuidados redobrados. Nesse caso, você deve prestar muita atenção às especificações de cor, material e tamanho do móvel,  além de considerar as avaliações de outros consumidores e também as políticas de envio e troca da loja virtual.

Evite comprar todos os móveis de vez e em uma loja só

Tenha calma na hora de comprar os móveis e artigos decorativos para o seu lar. Não queira resolver tudo da noite para o dia! O ideal é que você escolha as peças com tranquilidade e visite mais de uma loja antes de efetivar o negócio. Lembre-se de que diversificar os locais de compra é crucial para que a decoração não fique com cara de show room.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na hora de comprar novos móveis e objetos de decoração? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria