7 dicas caseiras para umidificar o ar no seu quarto

0
30762

Em períodos de longa estiagem, é muito comum ouvirmos na previsão do tempo o alerta para os riscos da baixa umidade do ar. Não demora para sentirmos os efeitos em nossa saúde e, para amenizar, é preciso umidificar o ar de alguma forma.

Aquela tosse seca, alergias, asma, sangramento nasal e outros sintomas são os sinais que o nosso corpo emite nessa época. Por isso, é muito importante tomarmos medidas preventivas em nossa casa, principalmente no quarto, para mantermos uma boa qualidade do sono.

A seguir, separamos sete dicas caseiras para você umidificar o ar no seu quarto. Confira!

1. Bacia de água ao lado da cama

Essa dica você já deve ter ouvido falar. Antes de dormir, encha uma bacia (ou balde) com água e deixe ao lado da cama. Você vai perceber que a sua respiração vai ficar melhor e o sono será mais tranquilo, pois aqueles sintomas incômodos de tosse e garganta seca desaparecerão.

Não se esqueça de trocar a água diariamente, evitando que ela fique parada e sirva como proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Para que isso não aconteça, não deixe a bacia durante o dia no quarto, quando não estiver no ambiente. Ao trocar a água, use a antiga para regar as plantas — dessa forma, não há desperdício.

2. Toalha molhada na cabeceira

Antes de dormir, coloque uma toalha molhada na cabeceira da cama ou no encosto de uma cadeira próxima a você. Como a toalha consegue absorver muita água, deixará o seu quarto mais úmido por conta da evaporação.

Um cuidado importante é manter a porta do quarto fechada para que os efeitos sejam melhores, diminuindo a área da umidificação.

3. Aparelho umidificador

Utilizar um aparelho umidificador de ar é uma ótima solução para garantir boas noites de sono. Hoje encontramos no mercado diversos modelos a preços bem acessíveis e, se utilizados corretamente, deixam o ambiente mais saudável e respirável.

Para garantir o efeito desejado, o ideal é que o aparelho seja ligado no quarto de três a quatro horas antes de dormir. Caso queira mantê-lo funcionando durante toda a noite, deixe-o na intensidade mínima e mantenha a porta aberta, para evitar o excesso de umidade — o que também pode ser prejudicial à saúde.

4. Ventilador de teto ligado no modo exaustor

Parece uma dica estranha quando o assunto é umidificar o ar, mas a explicação é a seguinte: em tempos secos, ventiladores de teto ligados na função de ventilação fazem com que a poeira seja levantada e misturada ao ar que você vai respirar.

Portanto, em noites secas, abra a janela ao dormir e mantenha o ventilador no modo exaustor (sentido anti-horário).

5. Mantenha o quarto limpo e arejado

Essa é uma dica essencial para ser utilizada em conjunto com as demais. Mantenha o seu quarto livre de poeira e partículas de sujeira, pois o tempo seco contribui muito para a proliferação de ácaros e fungos.

Principalmente se você ou algum membro da sua família for alérgico, redobre esse cuidado. Utilize aspirador de pó, limpe o seu quarto com vassouras que não levantam poeira e passe um pano úmido no chão e também nos objetos. E não se esqueça de abrir as janelas em alguns momentos para arejar o ambiente.

6. Vapor do chuveiro para umidificar o ar

Tomar aquele banho quente não só relaxa o corpo, como também contribui para a umidificação do ar. O vapor de água que sai do chuveiro, além de lubrificar as narinas, também percorre os cômodos da casa. A dica, portanto, é deixar a porta semiaberta durante o banho.

7. Plantas em outros cômodos da casa

As plantas contribuem bastante para a nossa saúde e qualidade de vida. São ótimas barreiras contra a entrada de poeira, além de ajudarem na purificação do ar, deixando o ambiente mais limpo e agradável.

Então, a dica é espalhar plantas pela casa, principalmente as seguintes:

  • Espada de São Jorge;
  • Samambaia Boston;
  • Areca Bambu;
  • Aloe Vera.

Com essas dicas caseiras para umidificar o ar da sua casa, a sua saúde e a de sua família agradecem. Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a terem mais qualidade de vida!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria