6 tendências na decoração de interiores para te inspirar!

2
937

Quando falamos em decoração de interiores, as possibilidades são tantas que podemos ficar perdidos. Por isso, é importante sempre termos sob o nosso radar as últimas tendências do segmento. Diferente do que se pode pensar, elas não existem para serem seguidas à risca, mas para nos munir de referências e inspirações. Adaptar aquilo que mais gostamos em cada uma das vertentes em voga é o que torna a decoração tão interessante.

A seguir, confira 6 tendências inspiradoras para a colocar a mão na massa!

Retrô

Para os saudosistas, o estilo retrô cai como uma luva! Para aderir à tendência, há duas opções: fazer o uso de peças vintage, originalmente antigas e com verdadeiro valor histórico, ou optar pelos artigos retrô, releituras contemporâneas de objetos do passado. A mistura entre o vintage e o retrô pode (e deve) ser celebrada, criando assim uma atmosfera deliciosa de casa de avó. Para fazer jus ao estilo, invista em cores fortes e vibrantes ou em tons pastel, tão característicos da década de 1950. Ladrilhos hidráulicos foram febre tempos atrás e ganharam diversas releituras em revestimentos diferentes, podendo ser usados tanto no revestimento total de pisos como em faixas decorativas nas paredes.

Design escandinavo

Minimalista e guiado por uma paleta de cores neutras, o estilo escandinavo preza pelo conforto, aconchego e equilíbrio de elementos na composição dos ambientes. A cor predominante é o branco, que auxilia na iluminação dos espaços e, de quebra, comporta a introdução de elementos em cores mais escuras, como o preto, sem interferir no balanço e suavidade do conjunto. Como a pegada minimalista é a que impera nesse estilo, elementos decorativos não devem protagonizar os ambientes. Limite artigos de décor apenas a alguns quadros encostados nas paredes e poucas almofadas, o suficiente para conferir conforto.

Industrial

Inspirado nos lofts de Nova York das décadas de 1970 e 1980, o estilo industrial preza pela aparência rústica dos acabamentos e revestimentos. Por isso, opte por tubulações e canos aparentes, assim como tijolos e paredes texturizadas. A iluminação em trilho também ganha destaque, assim como a escolha de cores neutras e metalizadas, similares às que são encontradas em fábricas antigas.

Paredes escuras

As cores vêm ganhando cada vez mais as paredes, sem cerimônias ou exceções. Paredes comcores mais escuras conferem, com facilidade, contemporaneidade ao décor. E sim, é possível criar um ambiente fantástico com paredes pretas. Invista em cores mais fechadas para ambientes especiais, que não são tão utilizados no dia a dia. Dificilmente o cômodo passará despercebido, pode ter certeza.

Mix de estampas para a decoração de interiores

Essa tendência não se aplica apenas na moda ou em artigos têxteis. Revestimentos e acessórios podem apresentar estampas diferentes e conviver harmonicamente no mesmo ambiente. Invista em alguns elementos neutros para equilibrar as padronagens e aposte nessa vertente para inserir vida a qualquer composição.

Texturas

Elas podem ser encontradas nas paredes e também no piso: texturizar revestimentos é uma forma simples e eficaz de fazer diferente na hora de construir e reformar. Elas podem ter efeitos meramente visuais, como o acabamento marmorizado, ou serem ásperas ouacetinadas ao toque. Divirta-se com as opções, são muitas!

Gostou das tendências em decoração de interiores? Então confira nosso post ensinando como mesclar várias delas e deixar sua casa um sucesso!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.