6 motivos para construir uma casa em vez de comprar pronta

2
1672

Quando chega o momento de ter a casa própria, há muitos fatores a considerar: tamanho, vizinhança, necessidades dos moradores entre outros. Nesse cenário, uma opção que tem se tornado cada vez mais comum é construir a casa em vez de comprá-la pronta.

Neste artigo vamos mostrar 6 dos principais motivos pelos quais construir uma casa pode ser mais benéfico que comprar uma. Acompanhe!

1. Projeto ideal

Uma das maiores vantagens ao construir uma casa é que você pode fazê-la de acordo com seus anseios e necessidades. Você não precisa tolerar uma cozinha apertada, colocar um convidado para dormir no mesmo quarto dos seus filhos ou ter uma garagem em que caiba apenas um carro.

Ao construir, você tem a possibilidade de fazer o projeto ideal para você e sua família, seja um banheiro com duas pias, uma sala de TV confortável ou uma suíte luxuosa.

2. Custos menores

Apesar disso ser novidade para muita gente, construir uma casa pode ter um custo menor que adquirir uma no mercado imobiliário. Contratando bons profissionais, pesquisando valores de materiais de construção e tendo paciência, a construção de um lar pode ficar 30% mais barata que a compra.

Além disso, uma casa recém-construída gera menos custos de manutenção, não só pelo fato de que tudo será novinho, mas também porque você saberá a qualidade de todo o material que foi empregado na obra, tanto os que ficam visíveis ou não, como encanamentos e instalações elétricas.

3. Novas tecnologias e arquitetura diferenciada

Se você deseja uma casa equipada com a mais alta tecnologia ou até mesmo uma arquitetura diferenciada, construir uma casa é a melhor opção, uma vez que a compra pode não possibilitar a instalação e criação desses itens.

Seja uma sala de filme com sistema de áudio de última geração, sensores de presença, pisos aquecidos, janelas antirreflexo etc., a construção de uma casa vai possibilitar isso e muito mais!

4. Construir uma casa mais sustentável

O conceito de sustentabilidade voltado para a construção residencial é algo relativamente novo. Assim, muitas casas já existentes não possuem uma estrutura que atenda a essas demandas voltadas à preservação do meio ambiente.

Construir uma casa hoje é ter a oportunidade de curtir um lar confortável, com melhor eficiência energética e, o mais importante de tudo, sem prejudicar a natureza.

5. Tudo será novinho

Por mais que existam muitas casas recém-construídas disponíveis para compra, nada substitui uma casa realmente novinha. Grande parte dos proprietários que optam por comprar um espaço já pronto fazem a infeliz descoberta, alguns meses depois da aquisição, de que a casa precisa de um telhado novo ou da substituição de uma parede que teve infiltração.

Construindo uma casa, as chances disso acontecer são menores e, caso ocorram, estão cobertas pela garantia do produto — dependendo do que estragou claro —, gerando menos dor de cabeça e custos ao seu bolso.

6. Valorização do imóvel

Por mais que haja um alto custo na construção de sua casa e você tenha colocado paixão e atenção em cada detalhe, ela pode não ser a sua morada para sempre.

Digamos que depois de um tempo você precise realizar a venda do imóvel. Se tudo for feito dentro de um bom planejamento e executado por bons profissionais, a margem de lucro que você pode obter com a venda da casa é bem alta se comparada à de uma que tenha sido comprada. Isso significa que, na pior das hipóteses, você faz um ótimo investimento e aumenta seu patrimônio.

Às vezes você simplesmente não consegue encontrar a casa perfeita. Com os valores altos e as opções escassas fica difícil encontrar algo que una suas necessidades e desejos. Dessa forma, construir uma casa dos sonhos pode ser a melhor opção.

Engana-se quem pensa ser necessário um grande montante de dinheiro. Atualmente, existem diversas linhas de financiamento para construção e facilidade de parcelamento — grandes aliados na hora de ter o lar que você sempre quis.

Agora que você já viu as vantagens de construir uma casa, amplie seu conhecimento e aprenda a fazer um bom planejamento de obra!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.