6 incríveis dicas para decorar pequenas varandas

0
1498

Uma varanda agradável e bem decorada pode ser a área mais aconchegante de uma casa ou apartamento. Mesmo quando o espaço é pequeno, é possível deixá-la maravilhosa com criatividade e bom gosto.

As plantas são sua prioridade? Ou ter um cantinho  pitoresco para sentar e ler um livro? Buscando auxiliar na decisão, reunimos 6 dicas infalíveis para decoração de pequenas varandas. Acompanhe!

Jardim vertical

Falta de espaço não é desculpa pra não ter jardim! O verde melhora a qualidade do ar e propicia um aspecto de beleza natural, que remete ao prazer de se passar tempo próximo à natureza.

Além disso, adiciona um aspecto maior de cor e profundidade ao ambiente. Em painéis, prateleiras ou em vasos dependuráveis você pode cultivar diversos tipos de plantas.

Dá para plantar flores, hortaliças ou até uma hortinha.  O verde pode ser cultivado e adornado em vasos de canto, no balcão ou em janelas, externamente.

Mobília

Pequenos sofás, pufes e cadeiras podem tornar sua pequena varanda mais gostosa e prática. Escolha o que melhor se adequar ao seu gosto e ao formato do espaço.

Você poderá sentar, deitar, relaxar, trabalhar, ler ou o que mais desejar! Em um canto, uma pequena mesinha para um chá da tarde, lanches ou um cafezinho também cai muito bem.

(x) incríveis dicas para decorar pequenas varandas

Iluminação

A maneira como um local é iluminado determina diretamente o charme que possui. Uma sacada pode ser iluminada de diferentes maneiras, dependendo do seu intuito.

Enquanto as arandelas, especialmente as de parede, conferem um ar bucólico e acolhedor ao ambiente. Os abajures podem ajudar a passar um clima moderno e descontraído.

Já os lustres e luminárias, por outro lado, tornam o espaço mais sofisticado e elegante. Você ainda poderá optar por spots, velas, plafons, lâmpadas ou o que lhe agradar.

Descanso

Se você gosta de aproveitar aquele solzinho pela manhã ou no fim da tarde ou, simplesmente, acha uma delícia tirar um cochilo do lado de fora de casa, aposte em descansos, espreguiçadeiras ou redes. Além de curtir um momento relax com conforto, sua pequena varanda  vai ficar despojada e bonita!

Opção sustentável

Aqueles caixotes de feira frequentemente descartados por comerciantes podem se tornar lindos assentos para sua sacada. Tudo que você precisará fazer é lixar, pintar e cobrir com uma almofada ou estofado que possua as mesmas dimensões.

O estofado também dá para fabricar em casa. Basta adquirir ou aproveitar tecidos com estampas legais e estofá-los com espuma, bolinhas de isopor ou o que você achar mais adequado. É uma solução barata que fica sensacional.

Pintura

Na hora de escolher a tonalidade da sua pequena varanda, atente-se ao tipo de decoração que  escolherá para não ficar nada muito destoante. Tons de areia ou neutros são coringas e combinam, tanto com plantas e tons amadeirados quanto com móveis e objetos de qualquer cor.

O que achou das nossas dicas para repaginação de pequenas varandas? Escolha suas ideias favoritas, coloque-as em prática e conte pra gente como ficou o resultado!

Possui outras ideias e quer uma opinião a respeito? Compartilhe-as com a gente. No nosso blog, tem muito mais sobre decoração e soluções domésticas, não deixe de conferir e nos acompanhar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria