6 ideias de decoração para a sua casa de campo

0
1103

Acordar pela manhã com o sol batendo na janela, ouvir o canto dos passarinhos que voam no quintal e sentir a leve brisa e o cheiro da natureza: poucas coisas proporcionam mais prazer do que uma casa de campo. Ter um espaço para passar um fim de semana tranquilo com a família e amigos, fugindo um pouco da correria da cidade, é  o desejo de muita gente.

Uma casa no campo é o lugar ideal para descansar e escapar do estresse diário – neste sentido, uma boa decoração pode torná-lo ainda mais aconchegante e confortável.  Para estes espaços, vale apostar sempre na rusticidade, no clima mais romântico e em móveis e objetos que guardem memória emotiva da família. Com isso em mente, elaboramos o post de hoje com algumas ideias simples para você renovar a decoração deste seu espaço de lazer e descanso. Confira!

Cores da natureza

Decorar sua casa com as cores encontradas na natureza ajuda a manter o clima de campo e interior. Os tons coral, assim como as variações em vermelho e marrom, deixam os ambientes mais calorosos. Se não desejar alterar a cor das paredes, você pode investir em móveis, cortinas e objetos de decoração com estas colorações. Uma dica é fazer combinações que causem contraste: se o seu sofá é claro,  por exemplo, utilize almofadas e mantas em tons terrosos, que remetem ao campo e promovem um clima aconchegante e rústico.

Invista na iluminação indireta

Uma boa iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente. Utilizar luminárias e abajures para criar uma decoração com luz indireta cria um clima acolhedor que tem tudo a ver com as casas de campo. Apostar em uma lareira na sala de estar também dá um charme especial ao ambiente e à iluminação, principalmente se a sua casa está localizada em uma região de temperaturas mais baixas.

Flores do campo

Flores trazem alegria e beleza a qualquer tipo de local, e ajudam a reforçar o clima gostoso das casas de campo. Elas podem aparecer em sua forma original, espalhadas em vasos e arranjos pela casa, ou em figuras nos quadros distribuídos pelas paredes. De toda forma, um toque floral sempre vai bem com a casa de campo – só tome cuidado para não partir para o exagero e pecar pelo excesso (seja com cores demais ou “muita informação” com este tema floral).

Aposte nos caixotes de madeira para decorar os interiores

Os caixotes de madeira utilizados em feiras são uma achado para a decoração. Sua aparência rústica traz um charme especial e deixa o ambiente simples e elegante. As opções para aproveitar os caixotes são inúmeras, e você pode se valer de todas elas para sua casa de campo:  é possível montar um armário utilizando a sobreposição, utilizá-los como prateleiras e mesas de centro e até mesmo como locais para guardar objetos ao lado do sofá, nos quartos ou na cozinha. Para reaproveitá-los, você pode tanto pintá-los de cores vivas e enfeitar a casa ou passar somente uma camada de verniz para deixar a tonalidade neutra da madeira à vista.

Tijolinhos e madeira de demolição

Tijolinhos à vista formam a combinação perfeita com as casas de campo: seja na fachada ou na cozinha a lenha, são detalhes que tornam o local ainda mais especial. Além de tudo, não é preciso se preocupar com os desgastes sofridos pelo material com o tempo, já que eles apenas aumentam o charme.

Outra dica diz respeito à madeira de demolição: ela é muito utilizada em móveis para casas de campo, mas outra estratégia que funciona para estes ambientes é aproveitá-la também no revestimento e em demais peças decorativas.

Coisas da vovó

Caminhos de mesa de crochê, almofadas estampadas, vidros de biscoitos, doces e geleias: tudo o que remete à “casa da vovó” é bem-vindo nas casas de campo. Mescle objetos antigos, mantas e tecidos estampados com tapetes artesanais e consiga um efeito rústico e bonito.

Já deu para sentir o clima de campo e deixar o estresse de lado por alguns instantes? Imagine então quando todas essas ideias estiverem em prática na sua casa! Você vai passar momentos muito mais alegres e relaxantes com esta nova decoração. Abuse da sua criatividade e mude os ares de sua casa de campo, deixando-a ainda mais agradável para seus momentos de relaxamento.

Como sempre, suas ideias e sugestões são bem-vindas no nosso blog! Se tiver mais dicas para casas de campo ou experiências para nos contar, deixe seu comentário abaixo!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria