6 erros que você deve evitar na sua construção

0
1051

Uma coisa é fato: quem constrói ou reforma está em busca de um imóvel perfeito, sob medida para seus sonhos, não é verdade? O problema é que, muitas vezes, na ânsia de acertar, economizar e agilizar durante a obra, erros são cometidos. E como alguns desses erros acabam sendo tão graves quanto frequentes, é preciso tomar cuidado. Para evitar dores de cabeça na sua próxima obra, que tal conhecer algumas das principais gafes da área? Então confira e trate de se prevenir:

Deixar de planejar

A falta de planejamento é possivelmente o maior erro cometido no decorrer de qualquer construção. Antes de iniciar uma obra, é preciso idealizar a edificação, colocar na ponta do lápis o que realmente você espera, fazer uma lista de tudo o que é necessário, estipular um teto de gastos e rascunhar o projeto. Esse deve ser o ponto de partida para absolutamente qualquer construção ou reforma, por menor que seja.

Não comparar preços

Você já deve saber que construções, por si só, são bastante onerosas, não é mesmo? Assim, para não gastar muito mais do que o planejado, solicite orçamentos e compare preços! Não tomar essas providências é um erro dos mais graves, pois pode fazê-lo ter que investir mais dinheiro do que o necessário. Sendo assim, sempre analise os valores em mais de uma empresa e, se for preciso, compre os materiais em lugares diferentes quando as vantagens de preço forem significativas. Alguns reais aqui, outros ali acabam fazendo uma baita diferença no total.

Chão sem caimento

Um dos grandes erros das construções é a falta de caimento no piso, o que faz com que a água fique empoçada e não escoe por si só pelo ralo. Assim, é essencial que ambientes como varandas, cozinhas, banheiros, quintais e duchas de piscina tenham um leve caimento, devidamente projetado, para evitar o indesejado acúmulo de água.

Poucas tomadas

As pessoas frequentemente constroem sem o devido planejamento da parte elétrica da casa, o que faz com que os moradores usem muitos plugues em uma única tomada. E isso é um tremendo erro, pois coloca em risco a funcionalidade e a segurança da residência. Assim, é preciso definir quantas tomadas devem ser instaladas em cada ambiente, considerando até os aparelhos eletrônicos que você pretende adquirir para equipar a casa. Esse cuidado vai evitar uma possível sobrecarga elétrica, choques e curtos-circuitos.

Falta de vedação nas janelas

Tem coisa pior do que chegar em casa e encontrar tudo molhado depois de um dia de chuva? Pior ainda é se isso acontece mesmo quando as janelas e portas estão completamente lacradas! Pois quando o motivo da inundação não inclui goteiras, vale dar uma olhada na vedação entre a esquadria e a alvenaria, que não deve estar em seu melhor estado. Para impedir esse problema, é importante usar silicone estrutural durante a construção. Simples, barato e eficiente!

Exagerar no peso sobre as estruturas

Nada de inventar construir uma casa sem ajuda e supervisão de um arquiteto ou engenheiro, viu? Isso pode comprometer a qualidade e a segurança da obra, colocando em risco o bem-estar dos moradores. Lembre-se, por exemplo, de que imóveis projetados para ter um andar não podem ter dois, casas projetadas para ter dois andares não devem ter três e assim por diante.

Agora comente aqui e nos conte se concorda que esses são os principais erros cometidos nas obras! Que outras falhas poderiam integrar essa lista? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria