6 erros na limpeza da casa que você deve evitar

0
1860

6 erros na limpeza da casa que você deve evitar (3)

Todo mundo gosta de uma casa limpinha, não é mesmo? Mas manter tudo em ordem não é tão fácil, pois além da dedicação que se faz necessário existem diversas armadilhas que podem te pegar. Estamos falando de erros na limpeza da casa que você pode estar cometendo sem nem mesmo perceber.

Pensando nisso, vamos listar os principais erros que você deve evitar na limpeza de casa e vamos te ajudar a realizar esta tarefa com menos esforço e mais dinamismo. Acompanhe a seguir!

Sequência da faxina

Apesar de nem todos saberem, a faxina tem ordem certa para acontecer. Deve-se começar a limpar da parte do fundo até a entrada, levando a sujeira em direção à porta. Em cada cômodo, o mais indicado é começar de baixo para cima, ou seja, deixando o chão para o final, evitando que a sujeira caia no piso que você acabou de limpar. O melhor é procurar fazer a faxina toda de uma vez para que uma parte da casa não leve sujeira para a outra que já foi limpa e você acaba precisando refazer as tarefas. Por isso, planeje-se antes de colocar a mão na massa.

O perigo do multiuso

As soluções multiuso são bem práticas sim. Elas podem ser usadas em diversas superfícies laváveis, como vidros, pisos, cerâmicas e plásticos. Mas cuidado para não se empolgar: nunca use multiuso em eletrônicos, madeira, metal ou superfícies brancas em geral (acabamentos, armários de fórmica, fogões e geladeiras de cor branca, pois elas costumam amarelar com o tempo quando expostas a este material).

Cloro, álcool e sabão sem moderação

O cloro e o sabão em pó são corrosivos e podem danificar pisos e cerâmicas ao longo do tempo e superfícies metálicas. Muitas vezes parece que o local fica limpo, mas vão se formando pequenos buracos onde a sujeita irá se esconder.
O álcool também deve ser evitado em metais e superfícies de borracha.

6 erros na limpeza da casa que você deve evitar

Limpando com instrumentos sujos

Vassouras, rodos, esfregões, espanadores e panos de limpeza também precisam ser limpos. Caso contrário, só irão espalhar bactérias por aí, dificultando a faxina e até mesmo prejudicando a saúde da sua família. Não se esqueça de reservar um tempo para deixá-los em dia com a limpeza.

O dilema dos vidros

Muita gente reclama que dá um trabalhão para limpar vidros e eles ainda ficam manchados no final. Pois saiba que superfícies como as janelas não precisam ser lavadas, mas apenas limpas com um pano com água e pequena quantidade de detergente ou de soluções limpa-vidros. Quando você exagera nos produtos de limpeza, os vidros ficam com resíduos e embaçam. Isso sem contar no dinheiro que você desperdiça comprando tantos produtos!

Outra dica é deixar para limpar os vidros quando o sol está muito exposto, pois os produtos secam rapidinho e deixam manchas.

Manchando com palha de aço

Lembre-se que a palha de aço enferruja facilmente, por isso ela está proibida de ficar em contato com superfícies de metal ou mármore claro. As manchas podem tomar conta e danificar o local.

Viu só como você pode evitar uma série de erros no dia a dia da limpeza da casa? Para ter acesso a mais conteúdos importantes como esses, assine nosso newsletter. É rapidinho e você recebe ofertas, promoções e dicas interessantes para deixar a sua casa um lugar cada vez mais gostoso para se viver.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria