6 erros comuns que você deve evitar na hora de limpar a casa

0
1214

 

Faxinar a casa não tem mistério algum, não é mesmo? Cada um cria suas próprias estratégias para manter a residência limpinha e elege os produtos que não podem faltar na despensa. O problema é que essa parece ser uma tarefa tão trivial que, muitas vezes, o costume e até uma certa falta de conhecimento técnico fazem com que boa parte das pessoas cometa erros pra lá de bobos em sua execução. Mas como sabemos que se você erra ao limpar a casa é tentando acertar, para que suas boas intenções de limpeza não fiquem apenas na tentativa, preparamos este post com os erros mais comuns em relação à limpeza. Então confira e trate de evitá-los:

Começar a limpar de baixo para cima

Na ânsia de ver a casa limpa rapidamente, muita gente acredita que limpar o chão deve ser o primeiro passo. Mas esse é um erro grave! E a lógica é a seguinte: por mais que o piso ocupe a maior parte do espaço, o ideal é começar limpando os armários e as bancadas, além de organizar os objetos espalhados sobre mesas, camas e estofados. Desse modo, se algum resíduo cair, não haverá problemas, já que o chão será limpo posteriormente.

Usar palha de aço sem critério

Você é daquelas pessoas que usa palha de aço para limpar tudo? Pois saiba que está um tanto quanto equivocado! A palha de aço arranha e enferruja, podendo, portanto, danificar as superfícies, especialmente o mármore branco. Nem mesmo nas esquadrias a palha de aço pode ser utilizada, pois a ferrugem destrói o metal.

Desinfetar superfícies desnecessariamente

Vale ressaltar que o uso de álcool e desinfetante de forma indiscriminada também se configura como erro. Os desinfetantes devem ser usados em locais onde colocamos as mãos ou em ambientes muito expostos a germes e bactérias. Fora esses casos, o ideal é usar detergente neutro e não necessariamente desinfetante, ok?

Faxinar sem seguir uma ordem

É preciso se organizar na hora da faxina! Não adianta fazer a limpeza aleatoriamente, pois o resultado não será satisfatório. Começar em um cômodo e partir para outro antes de concluir a limpeza do primeiro é uma falha grave. No final das contas, você acaba correndo o risco de não ter nenhum ambiente totalmente limpo!

Passar produto multiuso em tudo

Esses produtos multifuncionais servem, sim, para higienizar variadas superfícies, mas eles não fazem milagres e muito menos são indicados para limpar qualquer material! Normalmente os limpadores multiuso são indicados para superfícies laváveis, como as paredes, as cerâmicas e os itens de plástico, por exemplo. Superfícies como couro, metal, taco e madeira pedem produtos específicos.

Limpar o piso com sabão em pó

Aparentemente o sabão em pó não oferece risco nenhum às superfícies, mas a verdade é que, como ele é um produto alcalino, tem acidez — que pode ser comparada até mesmo com a soda cáustica! Assim, o sabão em pó pode causar corrosão no piso e criar buracos passíveis de acúmulo de sujeira. Melhor evitar, não concorda?

Agora nos conte: você costuma cometer esses erros? Que outras gafes da faxina você conhece que não citamos aqui? Comente e compartilhe suas experiências e seus conhecimentos conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria