6 erros que cometemos ao lavar as roupas

0
698

Lavar roupas é uma tarefa cotidiana e relativamente fácil, especialmente por conta das cada vez mais modernas (e inteligentes) lavadoras. Apesar disso, por mais que a lavagem de roupas seja encarada como uma atividade doméstica sem mistério, muitas vezes cometemos erros que podem estragar as peças, manchando-as, desgastando-as ou desfiando-as. Para evitar que isso aconteça com você, confira as falhas mais comuns cometidas na hora de lavar as roupas e fuja desses erros a todo custo.

Misturar as roupas

A fim de economizar tempo na lavagem, muitas pessoas colocam todas as peças na máquina, de uma vez só, para lavar. Isso é um erro, pois misturar roupas delicadas com roupas normais na lavadora pode comprometer todas as peças. É necessário conhecer e respeitar todos os cuidados que cada roupa exige, sobretudo, quando a peça deve ser lavada a mão.

Não levar a cor em consideração

Um erro comum na lavagem das roupas é acreditar que somente as peças brancas precisam ser cuidadas. Na verdade, é fundamental que as roupas sejam separadas por cor, para que a tinta solta na lavagem não manche as demais peças.

Ignorar as etiquetas

Esse é um erro clássico! A maioria das pessoas não olha as etiquetas da roupa, nem na hora de comprar e nem no momento de lavar. O ideal é olhar as informações da etiqueta para conservar a roupa da melhor maneira possível. No início, você sempre terá que conferir a etiqueta, mas logo, a forma de lavagem ideal será internalizada por você e ela se tornará um hábito.

Colocar roupas junto com peças de uso doméstico

Mesmo que o pano de prato seja branco, você nunca deve colocá-lo para lavar junto com suas roupas brancas. O mesmo vale para os panos de chão e panos de limpeza. Não é saudável e nem higiênico fazer essa mistura. Lembre-se que a pele é sensível e os micro-organismos contidos nas peças de uso doméstico podem contaminar as roupas.

Exagerar no sabão em pó

O excesso de sabão em pó, em vez de limpar as roupas, aumenta as chances de desbotar as peças. Além disso, quanto mais sabão você usar, maior será a necessidade de enxágue e o desperdício de água. Para completar, se algum resíduo de sabão sobrar no tecido, quem vestir a roupa pode apresentar algum tipo de alergia.

Deixar as roupas muito tempo de molho

Apenas quando as roupas apresentam manchas ou quando a sujidade não sai com facilidade, elas devem ficar mais tempo de molho, sempre respeitando o limite máximo de duas horas nessa condição. Mais do que isso, as peças podem ficar desbotadas e perder a textura original das fibras.

Dicas extras para acertar na hora da lavagem

  • Não misture roupas muito sujas com peças com sujidades simples de remover. Para as roupas com sujeira maior ou mais impregnada, use o ciclo de lavagem pesada da máquina.

  • Não exagere na quantidade de alvejante para que a roupa não perca a elasticidade natural ou fique amarelada.

  • Sempre use amaciante, pois esse produto ajuda a realinhar as fibras das peças.

  • Se alguma roupa manchar, tente remover a mancha imediatamente para não correr o risco dela impregnar no tecido e se tornar permanente.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na lavagem das suas roupas? Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria