6 dicas para utilizar almofadas na decoração da sua casa

0
1264

As almofadas são objetos versáteis e multifuncionais, pois além de agregar beleza e vida às decorações, elas dão um toque de aconchego e conforto  em qualquer ambiente. Grandes ou pequenas, redondas ou quadradas, lisas ou estampadas, felpudas ou com texturas mais básicas….Não importa! Independente da cor, formato e padrão, as almofadas podem renovar os espaços com muito estilo, charme e personalidade, sem que o ambiente perca o ar acolhedor. Quer aprender a usar as almofadas na decoração da sua casa? Então confira as nossas dicas. Vem ver!

Quebre a monotonia com almofadas coloridas

Se você quer fugir do óbvio, aposte em almofadas coloridas para quebrar a monotonia dos cômodos, especialmente se a mobília for neutra e básica. Mesmo ousando nas tonalidades, é importante tomar cuidado com a composição e escolher cores que dialoguem entre si para que o visual fique equilibrado.

Evite os excessos

Para que a cama ou sofá não fiquem soterrados pelas almofadas, o ideal é usá-las com moderação. Evite os excessos, pois o ideal é que esses objetos complementem a decoração de forma harmoniosa. Você pode até fazer um mix de almofadas com cores, tamanhos e formatos diferentes, mas não deve exagerar na quantidade.

Use e abuse dos contrastes

As almofadas são ótimas para criar pontos de contraste nos ambientes. Se o espaço tiver cores neutras, a almofada com uma cor vibrante e contrastante vai criar um efeito interessante no espaço, além de reforçar um estilo decorativo mais moderno.

Defina o efeito que você quer criar

Se você quiser que o estilo fique mais alegre, aposte em almofadas alaranjadas ou amarelas. Para um visual étnico, invista nas estampas de animal print, estampas orientais ou grafismos. Se o objetivo é atingir um efeito praiano, que tal as almofadas no tom azul-turquesa?

Respeite o seu estilo

Quando se trata de decoração com almofadas, é indispensável respeitar o estilo e as preferências do morador. Se ele faz a linha mais High-Tech, os materiais podem ser diferenciados e as cores escuras como grafite e preto são um bom caminho. Se o visual retrô o atrai, os micro florais e adamascados são um bom caminho. Pessoas mais clássicas devem ser fiéis aos próprios gostos e escolher almofadas brancas, listradas, nude e outras cores e padrões mais neutros que não fujam da proposta clássica.

Fique de olho nas tendências

Se você gosta de mudar de decoração a cada temporada, mas não curte fazer reformas muito drásticas, uma boa alternativa é redecorar o ambiente usando almofadas. Para tanto, fique de olho nas tendências. As decorações Boho, por exemplo, estão em alta e você pode investir em almofadas artesanais de crochê, tricô ou fuxico. Outra excelente sugestão é apostar na decoração no estilo Navy, combinando sofá neutro, cortina azul-marinho, almofadas listradas em tons de azul e vermelho, arrematando a decoração com quadros com motivos náuticos.

E aí, você gostou das nossas dicas? E no seu lar, as almofadas são protagonistas ou coadjuvantes da decoração? Compartilhe suas experiências e opiniões com a gente. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria