6 dicas para universitários decorarem apartamentos alugados

0
1304

A decoração de repúblicas estudantis pode encontrar alguns empecilhos, afinal, normalmente os imóveis são alugados. O que fazer, então, se não é permitido realizar alterações muito drásticas nos cômodos? Calma! Nada de entrar em pânico, porque decorar o cantinho dos universitários não é tão complexo assim. Basta uma boa dose de estilo, criatividade, economia e funcionalidade. Duvida? Então confira:

Transforme uma parede em lousa

Já que é para entrar no clima estudantil, que tal agregar um charme moderno à residência universitária, transformando uma das paredes em lousa? Esse efeito pode ser criado com uma tinta especial ou até com um adesivo escuro. Vale destacar que a parede de lousa serve para deixar recados para os colegas, anotar a lista de compras da semana, estudar para as provas ou escrever frases inspiradoras.

Invista em móveis funcionais

Se você alugar o imóvel já mobiliado, economize nesse quesito e, claro, não compre móveis. No entanto, se a casa ou o apartamento estiver completamente vazio, invita em móveis modernos, práticos e funcionais, preferindo peças compactas para otimizar o espaço e garantir uma boa área livre para circulação. Além disso, aposte em móveis fáceis de limpar, bem como escolha mobílias multifuncionais — um sofá que vira cama, por exemplo, é mais do que bem-vindo!

Crie um ambiente favorável aos estudos

Os anos de faculdade são muito intensos e, se você tiver um cantinho apropriado aos estudos, esse tempo vai passar de forma muito mais tranquila e produtiva. Assim, o ideal é reservar um cômodo iluminado e silencioso do imóvel para que você possa estudar e fazer seus trabalhos. Equipe esse ambiente com prateleiras para os livros de referência, pufes, tapete, revisteiros, escrivaninha, computador, luminária de mesa e uma cadeira confortável e ergonomicamente correta. Se possível, providencie uma cortina clara e fina para aproveitar melhor a iluminação natural ao mesmo tempo em que evita a exposição direta ao sol. Caso o imóvel não tenha um cômodo a mais para montar essa sala de estudos, adapte a ideia e monte esse espaço em um cantinho da sala ou até do quarto.

Aposte em adesivos na cozinha

Se o revestimento da cozinha for antiquado e você quiser mudar o visual do ambiente, aplique adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos ou coloque pastilhas adesivas na parede. Esse trabalho dispensa a quebradeira de uma reforma, além de o material ser muito mais barato e, quando você tiver que desocupar o imóvel, basta remover o adesivo e passar um pouco de tiner para eliminar os vestígios de cola. Também vale aplicar vinil colorido na porta dos armários, uma ideia é despojada e irreverente!

Faça seus próprios enfeites

Para economizar e fazer uma decoração super personalizada, que tal explorar seus dotes manuais? Faça enfeites artesanais, recicle materiais, transforme garrafas em vasos de flores, faça um pallet antigo virar mesa de centro, enfim, abuse de sua criatividade! Afinal de contas, casas de universitários pedem detalhes no mais perfeito estilo DIY!

Coloque quadros e nichos na parede

Outra boa dica para decorar casas alugadas é colocar quadros e nichos na parede. Em muitos casos, nem é preciso furar a parede! Uma fita dupla face reforçada costuma ser suficiente para fazer a fixação quanto o objeto é mais leve. Ponha também um espelho emoldurado na parede. Além de embelezar a residência, essa estratégia vai fazer o cafofo parecer maior!

Em nosso site, você pode encontrar diversos itens que vão ajudar a decorar o novo lar com facilidade e praticidade. Clique aqui e confira!

Agora comente aqui e nos conte como andam seus planos de morar sozinho! Passou para que curso? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua casa nova, ok?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria