6 dicas para reaproveitar embalagens na sua decoração

0
1408

As embalagens dos produtos que você usa no dia a dia normalmente vão parar na lata do lixo? Suas garrafinhas ou caixas recicláveis nunca têm uma segunda chance no seu lar? Então talvez tenha chegado a hora de rever suas atitudes e mudar essa história, afinal, é mais econômico e ecologicamente correto reutilizar essas embalagens dando a elas uma nova finalidade. Confira algumas ótimas maneiras de tornar isso possível! Vamos lá?

Garrafas de vidro como vasos

As garrafas de vinho, champanhe, água ou suco de uva não só podem como devem ser transformadas em belos vasos de flores! Para um efeito mais sofisticado e, ao mesmo tempo, rústico, use as garrafas em suas cores originais e complemente o arranjo com um buquê de lavanda. Já para ter vasos bem diferentes, que tal usar tinta spray metalizada para pintar as embalagens? Ou você pode aplicar a técnica dip dye, em que a garrafa é mergulhada na tinta só até a metade, criando um efeito bem descolado e divertido.

Garrafas pet como complementos para a mesa

Como as garrafas pet já são materiais clássicos da reciclagem, há muitas e muitas maneiras de reutilizá-las. Dá inclusive para fazer brinquedos, guirlandas, vasos, árvores de Natal e diversas outras possibilidades. Uma forma super prática de reaproveitar essas garrafas é cortando sua parte inferior e as decorando com fita. Nesse fundo de garrafa — devidamente higienizado, claro! — você pode servir molhos, temperos, patês e aperitivos. Sua mesa vai ficar extremamente charmosa e ecológica!

Latas de leite em pó como porta-trecos

Sabe aquelas latas de leite em pó ou de achocolatado? Pois bem! Elas podem virar lindos — e super úteis — porta-trecos para guardar materiais de escritório, acessórios, maquiagens, pincéis e diversas outras miudezas. Para isso, basta tirar o rótulo da lata, além de higienizá-la e secá-la bem, para então passar para os enfeites. A decoração da lata pode ser feita com tecidos, papel, renda, fitas, purpurina, adesivo e tudo mais que a sua imaginação permitir.

Potes de sorvete para guardar maquiagem

Sabia que você não precisa de maletas específicas para guardar seus batons, suas bases, seus pós e suas sombras? O que acha de enfeitar potes de sorvete usando as cores e os elementos que você mais curte para armazenar as makes? Você pode até recorrer a recortes de catálogos de maquiagem para fazer um trabalho super original de decoupagem! Em pouquíssimo tempo — e gastando igualmente muito pouco — você terá uma bela caixa organizadora de make up!

Caixas longa vida como canteiros

As caixas de leite e suco já são muito utilizadas como porta-trecos — bastando, para isso, cortá-las e encapá-las conforme o gosto do freguês. Mas apesar de esse ser seu uso mais popular, não é o único nem o melhor meio de reaproveitar essas embalagens. Já pensou, por exemplo, em transformar essas caixas em canteirinhos? Se você deseja ter uma pequena horta de temperos frescos, em vez de comprar vasinhos, pode usar as caixas como canteiros. Que tal?

Potes de vidro para guardar temperos

Potes de papinha, de azeitona, de geleia, de palmito e de outras diversas conservas podem tranquilamente ser reutilizados para guardar condimentos. Além de manterem a integridade do sabor e do aroma desses temperos, os potes de vidro são higiênicos, fáceis de lavar e de reutilizar. Para deixá-los mais bonitos, cole adesivos personalizados para identificar cada tipo de especiaria. O resultado é incrível!

Viu só que monte de possibilidades boas para reutilizar embalagens em sua decoração? Quais dessas ideias você vai testar primeiro em sua casa? Tem alguma outra sugestão de reciclagem funcional que faltou na nossa listinha? Comente aqui e compartilhe suas dicas e expectativas conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria