6 dicas para reaproveitar sobras de papel de parede

0
2953

6 dicas para reaproveitar sobras de papel de parede

Os papéis de parede, como o próprio nome sugere, são materiais usados para decorar as paredes da residência. Esse é realmente o uso mais tradicional, mas você sabia que eles servem também para revestir outras superfícies e dar uma cara nova a diferentes objetos da casa? Pois bem! É possível – sim – decorar a o lar doce lar  com sobras de papel de parede. Até mesmo aquele pedacinho que costuma ser descartado pode ser reaproveitado na decor. Se você quer saber como fazer isso, confira as nossas dicas.

Cubra o tampo de mesas

Tem uma mesa nova ou velha que tem um visual monótono e sem vida? Que tal revestir o tampo usando papel de parede para renovar o visual desse móvel. Estampas de arabescos ou listras são ótimas para essa finalidade. Vale destacar que se a mesa tiver camada de verniz ou tinta, você deve lixar a superfície antes da aplicação do papel. Se o papel for impermeável, a durabilidade do acabamento será maior. Agora , se ele for convencional, a recomendação é que você coloque um tampo de vidro para proteger o revestimento de papel.

Monte um belo abajur

Uma solução para não ter que jogar as sobras de papel fora é encapar a cúpula de um velho abajur com papel de parede. Combinada com a iluminação, as estampas ficam ainda mais bonitas.  Dá para reformar também as luminárias quadradas e cilíndricas, mas antes de começar o trabalho, meça a peça e o papel para descobrir se o material é suficiente.

6 dicas para reaproveitar sobras de papel de parede (2)

Crie um  charmoso sousplat

Para agregar beleza e personalidade às refeições, experimente criar um sousplat revestido com papel de parede. Providencie 6 ou 4 círculos de cortiça, folha de madeira, papelão ou  acrílico com 35 cm de diâmetro. Feito isso, cole o papel na base escolhida. As estampas de flores, poás e adamascados ficam incríveis em sousplats.

Decore armários, prateleiras e nichos

Uma excelente maneira de aproveitar o papel de parede que sobrou é decorar portas de armários, superfícies de prateleiras e fundos de nichos. O trabalho deve ser feito com cuidado, a fim de que não se formem bolhas e rugas sobre os móveis. Se você caprichar, nem vai parecer papel. O acabamento ficará tão bem feito que soará como pintura ou adesivação/envelopamento profissional.

Faça quadros decorativos

Sobrou um pedaço de papel de parede e você não sabe o que fazer? Use-os para fazer quadros decorativos para o quarto, sala e escritório. Basta providenciar uma moldura do tamanho do retalho de papel que você tem. O mix de estampas fica incrível, especialmente se você fizer um composê com quadros de formatos e dimensões diferentes em uma mesma parede.

Revista latinhas, potes e vidros

Outra boa dica para reaproveitar os papéis de parede é aplica-los em latas de leite, potes de sorvete, vidros de conserva e afins. Uma tira de papel floral pode, inclusive, adornar uma garrafa decorativa. Nesse caso, não é necessário nem colar o papel. Você pode simplesmente amarrá-lo com uma fita ou corda de sisal. Fica lindo para recepções intimistas! Caso prefira, cole papel de parede em potes e latas para transformá-los em lindos porta-trecos.

E aí, você gostou das nossas dicas de como reaproveitar papel de parede? Viu como além de cumprir uma função sustentável, o reaproveitamento pode assumir uma função estética importante no ambiente? Conhece outra forma de reaproveitar esse tipo de material? Comente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria