6 dicas para organizar sapatos em casa!

0
1017

Onde guardar e qual a melhor maneira de organizar os sapatos é uma dúvida que ronda mais pessoas do que imaginamos. Principalmente porque as opções são muitas e bem variadas, existindo formas diversas para todos os gostos, estilos, quantidade de pares e espaços disponíveis.

Para ajudar você a descobrir qual a maneira mais adequada de evitar uma bagunça enorme nos seus sapatos e conservá-los em bom estado de uso, separamos 6 dicas para organizar sapatos e resolver os seus problemas. Confira!

1. Tome cuidado com a umidade

Essa primeira dica é fundamental para manter os seus sapatos sempre em bom estado. Eles não devem ser guardados em lugares úmidos, como banheiros e lavanderias, por exemplo. Isso porque esses ambientes são naturalmente mais úmidos que outros locais da casa, o que facilita a proliferação de bolor, mofo, fungos e bactérias, que podem entrar em contato com a superfície dos calçados.

Outra dica para fugir da umidade é não guardar o sapato logo após usar. O ideal é deixá-lo em algum local arejado, pois os pés transpiram ao longo do dia. Uma noite fora do armário já ajuda bastante nesse caso.

2. Utilize sapateiras

As sapateiras são boas opções para organizar sapatos, já que elas são pensadas exatamente para essa finalidade. Com elas você consegue deixar os pares arrumados, protegidos e guardados em um local específico, em vez de espalhados, o que facilita muito na hora de escolher o que calçar.

Você pode encontrar os mais diversos modelos, desde as tradicionais, em formatos de armários, até as mais modernas e simples, como as plásticas e flexíveis, que podem ser movidas de local com facilidade.

Além disso, existem sapateiras para todos os tipos de espaços disponíveis. Se você mora em um apartamento pequeno pode investir nas sapateiras de altura mediana, que podem ser usadas também para colocar objetos em cima, por exemplo.

3. Pense em cabides para calçados

Se você sofre com a falta de espaço para guardar seus sapatos, os cabides podem ajudar bastante. Além disso, são opções práticas que vão facilitar a escolha no dia a dia, já que os pares estarão mais visíveis. Essa é uma boa opção, pois permite guardar todos os tipos de pares, sandálias, sapatos fechados, botas e saltos.

4. Considere o espaço embaixo da cama

Essa é sempre uma boa opção para quem tem pouco espaço e quer aproveitar os cantos inutilizados da casa. Guardar os sapatos embaixo da cama é uma boa escolha para quem gosta de ver a casa sempre bem-arrumada, sem sapatos espalhados. Para isso você pode usar sapateiras plásticas, que caibam nesse espaço, ou caixas grandes, que permitam colocar mais de um par dentro, para não deixar os calçados sem proteção, acumulando poeira.

5. Use o espaço atrás da porta

Essa estratégia é antiga, mas muitas pessoas esquecem dela na hora de organizar seus pares. Você pode usar sapateiras próprias para portas ou investir em modelos mais modernos, como ganchos e pequenas prateleiras, por exemplo.

6. Inove na decoração

Entre as diversas ideias inovadoras para decorar, uma forma interessante que ainda poderá e poupar espaço é fazer da organização dos sapatos parte integrante da decoração em sua casa. Nesse caso a imaginação não tem limites: você pode usar suportes verticais feitos com pallets, escadas, cestos e muitas outras opções.

O mais importante é encontrar uma maneira de organizar sapatos que mais combine com o seu estilo e com o espaço que você tem em casa. As formas são muitas! Só não vale deixar seus sapatos desorganizados e jogados pela casa, até porque, quando eles não são bem guardados, podem estragar.

Gostou das nossas dicas sobre como organizar sapatos? Então não deixe de nos seguir no Twitter, Facebook, YouTube e Pinterest para acompanhar muitas outras dicas!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria