6 dicas para manutenção de móveis de madeira

0
1899

Não há casa que não possua pelo menos um móvel de madeira, elemento que traz sensação de conforto e elegância para toda decoração.

A madeira é um dos materiais mais utilizados para mobiliário, sendo de grande usabilidade, resistência e de aparência notável. Porém, para garantir a durabilidade dos móveis de madeira, é preciso saber preservá-los com cuidado, fazendo uso dos métodos corretos.

Acompanhe o artigo e confira 6 dicas para manter seus móveis de madeira sempre bonito e conservado.

1. Utilize produtos corretos na limpeza

Para manter a madeira sempre viva e brilhante, é preciso usar produtos que não causem dano ao material; muito conhecido no mercado, o Óleo de Peroba é um dos mais utilizados.

A cera de abelha também é um produto bastante indicado para proteger os móveis, pois sua composição ajuda a preencher as pequenas fissuras, conferindo uma aparência de maior conservação.

Evite usar produtos com solventes em móveis de madeira e utilize sempre um pano úmido com sabão neutro para finalizar os cuidados.

2. Evite deixar marcas na madeira

No caso de mesas, livreiros e escrivaninhas de madeira, é preciso ter cuidado dobrado para evitar manchas e marcas indesejadas.

Tenha sempre à mão toalhas de mesa, protetor de panelas ou qualquer anteparo para evitar que o calor e a umidade marquem a madeira. Esse tipo de marca é difícil de tirar e, dependendo da espessura e do tratamento da madeira, pode danificar o móvel definitivamente.

3. Não deixe móveis de madeira expostos ao sol

Muitas pessoas pensam que, pelo fato de a madeira ser muito resistente, ela pode ser colocada em lugares de muita incidência solar ou mesmo em ambientes externos.

Embora a madeira de lei possa apresentar maior durabilidade, qualquer tipo de madeira sofre muito quando exposta ao sol, assim como à umidade. Por isso sempre coloque os seus móveis de madeira em lugares protegidos e longe da luminosidade intensa.

4. Tenha cuidado com a umidade

Assim como o sol, a água é um fator que pode danificar móveis de madeira; dessa forma, evite colocá-los em locais onde há muito manuseio de água, como o banheiro e a cozinha.

Mesmo sem contato direto, a exposição prolongada a ambientes úmidos pode resultar em problemas na conservação. Da mesma forma, deixe esses móveis longe de saídas de ar condicionado bem como de estufas.

5. Utilize o pano certo para a limpeza

É preciso ter atenção na hora de escolher o pano certo para limpar os móveis de madeira; tecidos de algodão, como a flanela, são indicados por não soltarem pelos e não por causarem atrito com a superfície da madeira.

Evite tecidos sintéticos e que não absorvam a umidade.

6. Faça a manutenção das peças periodicamente

De tempos em tempos, ajuste as peças do móvel como forma de evitar desgaste. Apertar os parafusos, ou até mesmo trocá-los quando necessário, evita que uma peça fique em atrito com a outra, desgastando os espaços de conexão.

Retire toda a poeira dos pequenos espaços, utilizando instrumentos finos e pontiagudos para chegar nas áreas mais difíceis. No caso de móveis como cadeiras, o indicado é colocar feltro nos pés para evitar danos ao piso e também desgaste dos mesmos.

Quem não quer lindos móveis de madeira em casa, limpos e bem cuidados? Para não perder mais dicas de como conservar bem seus móveis, assine a nossa newsletter!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria