6 dicas para fazer o pé-direito da casa parecer maior

0
1771

Como os imóveis modernos estão cada vez mais enxutos em praticamente todas as direções, o desafio da atualidade é fazê-los parecerem mais amplos. Tudo bem que não é novidade que se os ambientes são estreitos, usando uma boa iluminação e pintando as paredes com cores claras já dá para criar um efeito visual que os torne mais largos, mas e se o problema está na altura insuficiente do pé-direito? Se os ambientes parecem achatados, será que também é possível usar truques para criar a sensação de que o pé-direito é maior? Pois é possível sim e nós vamos contar como agora mesmo! Então acompanhe:

Aposte na redecoração

Quem disse que para aumentar o pé-direito da casa é preciso investir em grandes reformas, que geram gastos, entulho, quebradeiras e barulho? Por vezes, técnicas simples de amplitude do espaço já atendem a esse objetivo e mandam para bem longe a sensação de aperto. E o melhor de tudo é que redecorando o espaço para fazê-lo parecer maior, as possibilidades decorativas também aumentam!

Pinte o teto com uma cor clara

Se a intenção é ampliar visualmente o pé-direito, uma boa dica é usar tinta branca em todo o teto. Além de deixar o cômodo mais iluminado, a cor faz o espaço parecer maior, especialmente se a tonalidade do teto for mais clara do que a cor das paredes. Outro truque bacana e um pouco mais inusitado é não pintar as paredes até o ponto em que elas se encontram com o teto. Deixe uma faixa branca circundando o ambiente para fazê-lo parecer mais alto! O efeito é incrível!

Use móveis mais baixinhos

Em ambientes com o pé-direito reduzido, opte por um mobiliário mais baixo, como racks sem painel, chaises, pufes pequenos e mesinhas menores. As peças compactas ficam mais distantes do teto e criam um efeito de amplitude bastante interessante. Os móveis altos, por sua vez, reduzem o espaço e podem deixar a decoração sobrecarregada.

Revista uma parede com espelho

Para fazer o pé-direito da casa parecer maior e, de quebra, decorar o ambiente com elegância, vale a pena revestir uma das paredes do cômodo com um grande espelho. Além dar a sensação de que o pé-direito é mais alto, essa estratégia confere uma maior profundidade ao ambiente, ampliando-o em todos os sentidos.

Invista em cortinas longas

Um dica bastante simples e igualmente eficiente para fazer o pé-direito da casa parecer maior é instalar cortinas bem longas nas janelas. Elas devem ser fixadas próximas ao teto e a extensão do tecido deve chegar até o chão. Isso vai alongar o espaço e fazer com que ele pareça mais amplo. Como se não bastasse, as cortinas agregam um toque especial à decoração e ainda ajudam a controlar a entrada de ventilação e iluminação no cômodo.

Use e abuse de estampas verticais

Seja na pintura, nas cortinas ou no papel de parede, o uso de listras verticais é um grande aliado da ampliação do pé-direito. Essas estampas verticalizadas literalmente esticam o espaço visualmente. É um truque certeiro!

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer o pé-direito da casa parecer maior? Qual das nossas sugestões chamou mais sua atenção? Comente e divida suas impressões conosco! E se quiser conhecer mais dicas de decoração para apartamentos pequenos, clique aqui! Ah, e não deixe de assinar nossa newsletter para ficar sempre antenado com as novidades do universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria