6 dicas para montar um bar na sala de estar

0
1294

Não há como negar que é muito delicado e elegante receber as visitas com algo para beber. Isto sempre dá um toque de aconchego à recepção, além iniciar um ciclo de conversas pra lá de animadas. Nem sempre é possível ter um bar projetado ou um móvel clássico, com banquetas e taças penduradas por toda parte. Mas a boa notícia é que  com uma dose de bom gosto e disposição para decorar, você pode montar um bar intimista e cheio de personalidade.

Quer aprender a criar esse espaço num cantinho da sala de estar? Então confira nosso post que te ensinaremos como!

Bar doce bar

 Todo mundo pode ter um barzinho para chamar de seu, independentemente do tamanho da casa. Mesmo nas residências compactas, esse ambiente pode ficar incrível e dar um charme a mais ao lar. O primeiro requisito para que o projeto dê certo é avaliar o espaço e criar o conceito. O mais recomendado é montar o bar pessoal na sala de estar. Quanto ao estilo, não há regras! Basta usar o bom gosto, o bom senso e claro, sua criatividade.

Aproveitando espaços

 Nas casas com pouco espaço, o bar pode ser montado embaixo da escada, numa parte do rack, no aparador, em um armário suspenso, em estantes, nichos,  mesinhas de canto e afins. O fato da casa não ser grande definitivamente não é motivo para desistir do bar. É preciso aproveitar os espaços da melhor forma possível, escolher bebidas menores e artigos funcionais. Por exemplo, uma mesinha de três andares é compacta e multifuncional. Na parte de baixo podem ser guardados acessórios como abridores e misturadores, na parte do meio podem ficar as taças e, na parte de cima, as bebidas.

O mobiliário do seu bar particular

 Há uma enorme gama de opções de móveis para bar, desde os grandes e mais tradicionais, até os mais compactos e com rodinhas, para facilitar a adaptação a diferentes ambientes. Tudo vai depender do seu gosto, finalidade, disponibilidade de espaço e recursos financeiros para investir nestes itens. Para quem dispõe de espaço e dinheiro, vale a pena investir em móveis planejados. Quem quiser economizar, sem abrir mão do estilo, deve optar por nichos, prateleiras e mesinhas de canto. Móveis espelhados também ficam incríveis nos apartamentos mais claros e modernos, porém as peças já não são tão baratas!

Invista nos acessórios

 Não esqueça de adquirir acessórios de qualidade para o seu Home Bar! Coloque na lista itens como dosadores, coqueteleira, pegador de gelo, mexedores, colheres, bandejas champanheiras, balde de gelo, taças, copos  e coadores. Estes artigos farão toda diferença!

Bebidas: as estrelas do bar

 Não existe bar sem bebida, certo? Por isso, procure manter o seu sempre abastecido. Não precisa se exceder na variedade, mas é bacana ter opções alcoólicas e não alcoólicas. No caso das vodkas, o mais recomendado é comprar marcas acessíveis e ao mesmo tempo conhecidas. Tenha um bom vinho e um licor para oferecer. Na geladeira, guarde latinhas de refrigerante e suco. Quando as visitas chegarem, também ofereça esta opção. No Brasil, uma bebida que faz muito sucesso é a caipirinha. Se você souber prepará-la, é super válido que ela seja inserida na sua carta de bebidas, além de ser uma opção super divertida montar os próprios drinks.

Dicas extras para montar um Home Bar

  • Atente-se à armazenagem. As bebidas destiladas não devem receber luz direta do sol;

  • Fique de olho no prazo de validade das bebidas. Isso é importante para manter a integridade do sabor e preservar a saúde;

  • Compre copos e taças diferentes de acordo com as especificidades de cada bebida;

  • Se houver espaço, use artigos como bolas decorativas, flores e esculturas no bar.

E aí, gostou das nossas dicas? Pronto para montar um Home Bar? Compartilhe suas opiniões e sugestões de decoração para este cantinho nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria