6 dicas para manter a cozinha organizada

0
1018

Cozinha suja, pia cheia de louças, bancada manchada, eletrodomésticos empoeirados, talheres misturados… Já imaginou o caos? A cozinha é um ambiente da casa que depende de higiene e organização, afinal, é nela que as refeições são preparadas. Além disso, quando entramos em cozinhas bagunçadas, a impressão que se tem é de que a casa inteira está desorganizada, concorda?

Para evitar que a sua cozinha seja tomada pela desordem e impedir que você gaste um tempo desnecessário procurando os utensílios, listamos algumas dicas incríveis para manter a sua cozinha organizada. Vem ver!

Categorize

Para manter a cozinha em ordem, procure categorizar os itens, escolha um armário próprio para copos e pratos e guarde-os por tamanho e tipo. Separe também as louças do dia a dia das louças destinadas a ocasiões especiais. As peças muito finas podem ser guardadas em cristaleiras fora da cozinha.

Guarde os talheres perto do fogão

Os talheres e todos os utensílios do gênero (conchas, escumadeiras, espátulas, etc) devem ficar perto do fogão, pois isso facilita a utilização no dia a dia. Procure mantê-los separados por tipo em gavetas com divisórias. Se a sua gaveta não tiver divisão, use divisórias de papelão para organizá-la. Vale ressaltar que talheres de prata ou peças mais elegantes devem ser guardadas em faqueiros.

Organize as panelas

O ideal é que você tenha um paneleiro na cozinha para guardar as suas panelas, mas se você não tiver, não se preocupe! É só separar um lado do armário só para elas! Definido o lugar onde as panelas vão ficar, agrupe-as por ordem de tamanho e coloque as que você usa mais em lugares acessíveis. O que você não utiliza com tanta frequência, deixe no fundo.

Empilhe os potes

Uma solução bem prática e funcional para manter os potes plásticos organizados é empilhá-los. Se quiser guardá-los sem as tampas, o mais indicado é colocar as tampas em gavetas para que sejam encontradas com facilidade. Existem também os porta-tampas. Nesse caso você escolhe a alternativa que melhor te atende.

Cuidado com os mantimentos

Categorizar também é indispensável aqui! Guarde os alimentos em grupos de semelhantes. Por exemplo, em um lado você pode guardar arroz, farinhas, feijão, sal, açúcar e massas. Do outro você pode colocar molhos, maionese, extrato de tomate e enlatados. Em uma outra parte, guarde o leite em pó, os doces, gelatina, leite condensado e assim por diante. Lembre-se que toda vez que for arrumar as compras, esse princípio de organização deve ser mantido.

Mantenha a limpeza

Se sujar limpe, se tirar do lugar, devolva. Essa deve ser a filosofia de organização da sua cozinha. Ao invés de gastar horas e horas arrumando-a, procure mantê-la sempre limpa e organizada, limpe os eletrodomésticos, higienize a geladeira para eliminar odores, jogue fora os produtos vencidos e nunca deixe a bagunça acumular. Sua saúde, conforto e bem-estar agradecem!

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na organização da sua cozinha? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar se a sua rotina doméstica ficou melhor depois de adotar essas medidas.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria