6 dicas para limpar porcelanato

0
3915

Porcelanato é um revestimento cerâmico muito popular na atualidade e tamanho sucesso e aceitação não é à toa. Esse material pode ser usado tanto em áreas internas quanto em áreas externas. Isso significa que o porcelanato é extremamente versátil. Além disso, dentre outras vantagens, o porcelanato apresenta uniformidade de coloração, preço acessível, baixa absorção de água e alta resistência à abrasão química e física.

Queridinho dos construtores modernos, os porcelanatos dominam o mercado e estão disponíveis em diferentes padrões, tamanhos, tonalidades e texturas.  Os porcelanatos mais comuns são os polidos (com superfície lisa), os estruturados (com superfície mais abrasiva) e os esmaltados (com camada de brilho). Existem também  os acetinados, naturais, rústicos e antiderrapantes. Todos eles são bem resistentes, mas a durabilidade do piso depende diretamente da forma com que ele é higienizado no dia a dia. Quer saber como limpar o piso de porcelanato da sua casa e conservá-lo como novo? Então continue lendo o nosso artigo!

Varrer ou aspirar é o primeiro passo

O primeiro passo para fazer a limpeza do porcelanato é varrer o piso usando uma vassoura de pelos. Caso você prefira, aspire o chão usando o bico de escova para impedir que o piso arranhe ou sofra outros danos irreversíveis.

Use detergente na limpeza diária

A limpeza diária do seu piso de porcelanato deve ser feita basicamente com panos macios umedecidos em uma solução de detergente neutro diluído em água. Para cada 5 litros de água, use uma colher de detergente. Essa estratégia vale para todos os tipos de porcelanato, incluindo os polidos, estruturados, foscos e os esmaltados.

Seque o piso

Mesmo que o pano usado na limpeza esteja somente úmido, para evitar que manchas de água se formem, finalize a limpeza diária utilizando um pano seco com álcool. Isso vai dar um arremate perfeito à higienização do seu porcelanato.

Limpe com frequência

Os procedimentos da limpeza diária são os mesmos recomendados para as limpezas semanais, quinzenais e mensais. A única coisa que muda é que para fazer uma faxina mais profunda, você deve limpar o rejunte usando um saponáceo líquido. Evite a todo custo os saponáceos granulados, pois eles arranham o piso.

Capriche na limpeza pós-obra

Após o assentamento do piso concluído, você deve fazer uma limpeza pesada. Ela deve ser realizada até duas semanas depois da aplicação do rejunte. O ideal e remover todos os resíduos da obra, para impedir que o piso fique encardido. Para fazer a limpeza pesada, enxágue o piso, aplique um produto próprio para limpezas pesadas, remova a sujeira usando água e, caso seja necessário, repita todo o processo. Vale ressaltar que o produto não deve secar sobre a superfície.

No site da Casa Show você encontra produtos que facilita a remoção de argamassas e rejuntes do porcelanato pós-obra. Clique aqui e confira.

Evite produtos abrasivos

Mesmo sendo um revestimento durável, o porcelanato pode sofrer danos quando produtos abrasivos são aplicados sobre ele. Sendo assim, nunca use sabão em pó, ceras, ácidos, escovas, soda cáustica, água sanitária, amoníaco, acetona e palha de aço para limpar o porcelanato.

Dicas extras para limpar o porcelanato

  • Tenha cuidado na hora de afastar os móveis e crie o hábito de proteger os pés dos móveis usando feltro.

  • Se vinho, café, refrigerante, óleo, graxa ou tinta respingarem no seu piso, limpe imediatamente para evitar a formação de manchas.

  • Use capachos na entrada de sua casa, assim você vai impedir que o piso suje demais.

  • Para remover ou amenizar riscos, marcas de calçado e arranhões, passe uma borracha na marca.

Na Casa Show você encontra uma enorme variedade de porcelanatos, é só clicar aqui e aproveitar!

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Não esqueça de voltar aqui para nos contar os resultados.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria