6 dicas na hora limpar seu colchão

0
1999

Colchão limpinho não interfere apenas no conforto e na qualidade do sono. É também essencial para a manutenção da saúde, especialmente se a pessoa que dorme nele é alérgica. A boa higienização do colchão também aumenta a durabilidade dele, pois afasta o desgaste causado por poeira, fluidos, transpiração, ácaros, etc. Quer saber como limpar o seu colchão da maneira adequada? Então confira as nossas dicas!

Troque as roupas de cama com frequência

Para manter a higiene do seu colchão, troque a roupa de cama no mínimo uma vez a cada semana. Lave as peças (colchas, lençóis, fronhas e cobertores) como de costume e deixe-as secar naturalmente ao sol, em ambiente bem arejado.

Transforme o aspirador em aliado

O aspirador pode ajudar – e muito – na limpeza e conservação do seu colchão. Justamente por isso, o ideal é que você aspire a superfície do colchão de duas a três vezes por semana. Isso contribui para a eliminação de ácaros e pó, tornando o colchão mais salubre e evitando problemas cutâneos e respiratórios.

Limpe cada cantinho do colchão

O uso de aspirador é recomendado por que esse aparelho alcança lugares que os espanadores e panos não atingem de maneira precisa e para uma perfeita limpeza do colchão, é necessário higienizar até as áreas teoricamente inacessíveis, como as costuras e cantos.

Use limpadores de estofados

Depois de eliminar as impurezas do colchão, aplique um produto para livrar as peças de qualquer vestígio de ácaros. Nesse sentido, vale a pena usar os limpadores de estofados, pois eles são mais suaves e desenvolvidos especialmente para superfícies que entrarão em contato com a pele humana. Caso haja manchas, escolha produtos à base de enzimas, pois eles quebram a estrutura da mancha e facilitam a remoção.

Aposte em soluções caseiras para remover diferentes tipos de manchas

Para tirar manchas de sangue do colchão, use uma colher de bicarbonato para duas colheres de água fria. Deixe a solução agir por meia hora, remova o excesso com um pano úmido e depois deixe a área secar totalmente. Água oxigenada também pode funcionar nesse caso!

Já para remover as manchas de vinho ou bebidas com corante, esfregue a região manchada com um pano umedecido com água e detergente até que a marca desapareça completamente. Quanto às manchas não identificadas, elas podem ser removidas com água ou vinagre.

Elimine os odores do colchão

Além das manchas, há outro problema que pode comprometer a limpeza do colchão: os odores. Mas se o seu colchão está com um cheiro desagradável, não se preocupe! Dá para eliminar o odor de cigarro, mofo e urina seguindo medidas simples. Você pode, por exemplo, lavar o colchão com água e detergente, deixando-o secar bem ao sol antes de voltar a usá-lo. Você pode também usar vinagre de álcool para substituir o detergente. Agora se na sua casa há idosos ou crianças que fazem xixi na cama, o melhor jeito de tirar os odores do colchão é despejar bicarbonato de sódio na superfície, deixar agir o produto agir durante o dia e aspirar antes da hora de dormir.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Compartilhe suas opiniões com a gente  através dos comentários.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria