6 dicas para evitar problemas com a parte elétrica da casa

0
2020

Instalações elétricas bem conservadas e bem planejadas são fundamentais para garantir a segurança de uma casa e o bem-estar de seus moradores. Pensando nisso, listamos algumas dicas para deixar a parte elétrica de sua residência sempre na mais perfeita ordem. Confira as informações que reunimos para te ajudar e evite problemas elétricos no seu lar!

1. Contrate um bom eletricista

Para começo de conversa, contrate um eletricista experiente, pois assim você se assegura de que os procedimentos e instalações serão feitos da maneira correta. O bom profissional garante segurança desde a utilização dos equipamentos até um simples acender de lâmpada. Além de contar com um eletricista de confiança, escolha materiais de qualidade.

2. Cuidado com a escassez de tomadas e excesso de fios

Muitas vezes, após as instalações completas, o morador se depara com problemas como a escassez de tomadas e o excesso de fios espalhados pelo chão. Evite esse tipo de situação, pois a ausência de tomadas pode te atrapalhar na hora de ligar os aparelhos. Já a fiação no chão é perigosa, pode causar choques e acidentes domésticos, além de atrapalhar a locomoção dos moradores. Como se não bastasse, os fios sobressalentes atrapalham – e muito – a estética do ambiente.

3. Evite o uso de benjamim e extensão

Especialistas não recomendam a utilização de  benjamim, o popular “T”. Por ser um objeto condutor de energia elétrica e ser constituído por componentes plásticos, há o risco do benjamim derreter. Sendo assim, use apenas em último caso. Evite também o uso de extensões, visto que esses objetos costumam ser frágeis e possuem fios longos e finos que podem acabar rompendo, causando acidentes domésticos. Vale lembrar, ainda, que a ocorrência de tropeços em extensões é muito frequente. Tome cuidado!

4. Procure se adequar ao novo padrão

Caso sua residência conte com tomadas antigas e você possua equipamentos novos com plugues de três pinos, contrate um eletricista para instalar novas tomadas. Se você preferir uma intervenção mais básica, compre os famosos filtros de linha para fazer a adaptação.

5. Preocupe-se com a  estética do ambiente

O excesso de fios espalhados pode comprometer a beleza do espaço. Uma boa pedida para evitar esse problema é enrolar a fiação e prendê-la com fitas abraçadeiras. Vale destacar que essas fitas são encontradas com facilidade em lojas especializadas em material elétrico ou até mesmo em casas de construção. Outra excelente opção para esconder os fios é usar canaletas fixas na parede.

6. Use filtros de linha para plugar vários aparelhos

Se você pretende ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, use os filtros de linha, também conhecidos como réguas. Com esses equipamentos, você consegue conectar até quatro aparelhos em uma mesma tomada, de maneira prática e segura. Cumpre ressaltar que o fusível do filtro de linha evita que descargas elétricas danifiquem os seus eletrodomésticos.

Dicas extras:

  • Eletricidade é algo que requer muitos cuidados, portanto, nada de tentar resolver problemas elétricos sozinho;

  • Nunca deixe os fios em locais muito baixos: ao limpar a casa, você pode acabar molhando a fiação;

  • Está super em alta usar os fios de forma integrada à decoração. Uma boa dica é usar a criatividade para fazer desenhos com a fiação.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário para nos contar sua opinião e coloque as medidas em prática para garantir o bem-estar e a segurança dos moradores da sua casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria