6 dicas para evitar dores de cabeça com a reforma da casa

0
427

Reformas não são nada simples! É uma quebradeira danada, poeira para todo canto, barulho bem acima dos decibéis recomendados, sacos e mais sacos de entulho, além, claro, dos tradicionais e irritantes atrasos. E essas são apenas algumas das consequências problemáticas — e quase inevitáveis — das obras em casa. Mas se esses problemas não podem ser evitados, eles pelo menos devem ser minimizados, não concorda? Então veja a seguir algumas valiosíssimas dicas para evitar imprevistos e lidar melhor com os contratempos que, eventualmente, possam surgir durante sua próxima reforma:

Planeje com antecedência

A melhor maneira de evitar ser pego de surpresa ao longo da obra é planejar todos os detalhes com antecedência. Coloque seus planos no papel, defina se vai reformar a casa inteira ou um cômodo específico, estipule um valor máximo para gastar e o tempo que você pretende dedicar à reforma. Lembre-se de que quanto maior for a obra, mais dinheiro e mais tempo deverão ser investidos. Então esteja preparado para isso!

Contrate profissionais confiáveis

Quer evitar dores de cabeça no futuro? Então contrate profissionais confiáveis para gerenciar e executar a obra. Ainda que você precise pagar um pouco mais caro pelo serviço de arquitetos, engenheiros, pedreiros e gesseiros bem recomendados, é preferível escolher profissionais experientes e com boa reputação no mercado do que ter que refazer etapas depois, não acha? Por isso, nada de contratar profissionais sem referências com a única finalidade de economizar, porque o barato pode acabar saindo caro.

Calcule o material de forma precisa

Tome cuidado para não comprar materiais insuficientes para completar o serviço. Ao fazer isso, você corre o risco de, por exemplo, o produto sair de linha, o que o obrigará a escolher itens de marcas, cores, tamanhos e texturas diferentes. Um baita transtorno, certo?

Nós podemos te ajudar a calcular adequadamente os materiais para sua obra. No site da Casa Show você encontra aplicativos para calcular pisos e tintas. Confira!

 

Foque em uma etapa por vez

Mesmo que você tenha a intenção de reformar a casa inteira, não tenha pressa para fazer tudo de uma vez só. Controle sua ansiedade, pois, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. O ideal é fazer um cronograma com as etapas da obra e se dedicar a uma fase por vez. Só passe para a próxima etapa quando a anterior estiver devidamente concluída. Essa estratégia evita problemas relativos a obras inacabadas ou serviços mal feitos.

Monitore o andamento da obra

Para garantir a qualidade da reforma e se certificar de que tudo está ficando como você sonhou, é ideal que você monitore o andamento da obra, instruindo os funcionários e controlando os serviços. Mas lembre-se de que é necessário ser delicado e bastante educado nessa supervisão.

Dê um destino ao entulho

Para garantir a boa convivência com os vizinhos e manter a higiene da sua casa, assim que a obra for concluída ou sempre que uma boa quantidade de entulho se acumular, alugue uma caçamba para fazer o descarte. E para fechar com uma dica de ouro, saiba que, quando o entulho é pouco, normalmente a própria prefeitura municipal o recolhe. Consulte o regulamento da sua cidade e veja se pode usufruir desse direito!

Viu como suas obras não precisam ser encaradas como bichos de sete cabeças? Nem sempre reforma é sinônimo de problema! Então pense nisso e capriche na próxima obra! Com um bom planejamento, você terá uma casa totalmente renovada, sem complicações e sem estresse!

No site Casa Show você encontra os materiais necessários para sia obra. Clique aqui e confira!

Agora comente aqui e nos conte que tipos de problemas já teve que enfrentar em suas reformas pela vida afora! Como superou as adversidades? Compartilhe suas experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria