6 dicas para deixar a casa em segurança antes de viajar

1
1251

Você sabia que durante o período das férias e dos feriados em que as famílias aproveitam para viajar, a incidência de assaltos a residências é maior? E esse crescimento das invasões se justifica pelo fato de que a casa vazia facilita bastante a ação dos bandidos. Quer saber como driblar esse problema e impedir que seu lar entre para as estatísticas? Pois continue lendo o nosso artigo e confira algumas dicas valiosas para deixar a casa segura e bem cuidada antes de viajar. Então vamos lá:

Desligue as luzes

Apague todas as luzes da casa, já que lâmpadas acesas durante o dia sinalizam que a residência está vazia, o que atrai ás intenções. Como se não bastasse, essa medida evita desperdícios, impedindo gastos desnecessários com energia. Se for possível, use lâmpadas programáveis para apagarem de dia e acenderem à noite.

Feche as janelas

Para não deixar a casa vulnerável, tranque todas as janelas. Telas, grades e cadeados também ajudam, no entanto, um simples descuido pode colocar sua residência em risco: como as portas e janelas serão mantidas fechadas, aproveite para usar um antimofo elétrônico para diminuir as chances de encontrar, ao voltar, um cenário digno de filme de terror para os alérgicos.

Tire tudo do jardim

Deixar um banco ou uma escada perto do muro pode parecer inofensivo, mas, cuidado, porque não é! Esses objetos podem acabar facilitando a entrada de intrusos na casa, sem contar que as ferramentas de jardinagem também podem servir para arrombar as portas. Por isso, faça uma triagem na área externa e elimine todos esses facilitadores de assaltos. Se na frente da sua casa houver uma árvore com copas muito frondosas, providencie a poda para que ela não vire um bom esconderijo.

Garanta o cuidado das plantas e bichinhos

Não conte para muitas pessoas — especialmente para desconhecidos — sobre sua viagem, mas escolha um vizinho ou parente próximo para alimentar seus pets, regar suas plantas e recolher as correspondências. Esse passo é fundamental para garantir a segurança da casa e manter tudo em ordem na sua ausência.

Evite acidentes

Os cuidados antes de viajar não se restringem a adotar medidas de segurança. Também é preciso proteger a sua casa contra acidentes e prejuízos. Para começar, desligue a chave de aquecimento elétrico e o registro do gás. Além disso, desligue os aparelhos para impedir que picos de energia queimem seus computadores, televisores e outros eletrodomésticos.

Esvazie a geladeira

Nada de fazer grandes compras antes de viajar, ok? Se você vai passar muito tempo fora, esvazie a geladeira e coloque os perecíveis no freezer. O ideal é que você deixe para trás o mínimo de alimentos possível. Queijos e iogurtes, por exemplo, perdem muito rápido, apesar da refrigeração. Nada de desperdícios!

Isso tudo sem contar os cuidados maiores, se forem viáveis, como câmeras de segurança, sensores de movimento, alarmes, cercas elétricas e tudo mais a que se tenha direito. Aí, sim, pronto! Adotando esses cuidados, sua casa vai ficar em perfeito estado durante os dias em que você estiver fora! Pode viajar sem preocupações!

Agora comente aqui e nos conte o que mais você faz para manter sua casinha na mais perfeita segurança nessas situações! Que tipo de equipamento já providenciou com esse fim? Compartilhe suas experiências e sugestões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.