6 dicas para decorar a fachada da casa

0
1497

A fachada é como se fosse o cartão de visita da casa, não é mesmo? A tendência é, ao ver uma fachada bonita, pensar que se é tão linda assim externamente, imagine internamente! E é por isso que a decoração de uma casa deve ser pensada como um todo e não de forma isolada. Afinal de contas, não adianta ter uma sala incrível e um jardim descuidado. Da mesma forma, já pensou que a beleza geral de um imóvel pode ser totalmente ofuscada por uma fachada antiquada ou inacabada? Pois foi pensando nesse descompasso nada desejável que resolvemos listar no post de hoje algumas dicas para que você decore a fachada da sua casa de modo a causar uma ótima primeira impressão. Então venha conferir!

Aposte no paisagismo

Quando se trata da decoração de fachadas, o paisagismo já se tornou um verdadeiro clássico. Além de trazer um toque de vida para sua área externa, ele ajuda na composição, dando destaque a outros elementos, como o portão ou o muro, por exemplo. Sendo assim, invista em detalhes paisagísticos de que goste, como jardins verticais, grama na calçada, árvores ornamentais, pisadas e assim por diante.

Invista na modernidade dos vidros

Outra escolha que pode deixar sua fachada ao mesmo tempo clean, sofisticada e bonita é o vidro blindex. Nas portas, nos muros e no guarda-corpo da varanda, os detalhes envidraçados são mais do que bem-vindos! Para completar, eles melhoram a iluminação do ambiente e deixam a decoração mais elegante. É importante destacar que esse tipo de material fica melhor em projetos arquitetônicos no estilo moderno, não sendo uma proposta especialmente interessante para residências rústicas, por exemplo.

Escolha bons materiais

Ao escolher os materiais para decorar sua fachada, não pense unicamente na estética, tampouco considere apenas a economia. Observe também a qualidade dos produtos, sua durabilidade, o padrão no acabamento e a resistência ao sol e à umidade. Lembre-se, afinal, de que a área externa da casa fica exposta a vento, poeira, chuva e muito sol, que podem provocar danos aos materiais não apropriados para fachadas.

Misture cores e texturas

O ideal é que a fachada siga um conceito — rústico, moderno, clássico, industrial e por aí vai —, mas nada impede que você misture referências, cores, materiais e texturas. Assim, você não só pode como deve ousar na composição! Vale mesclar pedra com porcelanato, vidro com tijolo, canjiquinha com paisagismo, madeira com tijolo de vidro e o que mais sua criatividade permitir. Desde que a combinação seja harmoniosa, vale tudo!

Inove nas escolhas para sua fachada

Em vez de usar detalhes antiquados na fachada, como grandes pedras ou cobogós, que tal optar por alternativas mais modernas, como o grafiato ou o revestimento São Tomé? Além disso, inove também no design, procurando fugir do convencional. O telhado e a estrutura desnivelados, a mistura de linhas retas e curvas, além do uso de recortes e pilastras podem deixar sua fachada cheia de personalidade e estilo!

Lembre-se da iluminação

Outro ponto essencial na decoração de fachadas é sua iluminação. Assim, para fechar com chave de ouro, invista em arandelas, lâmpadas e refletores para deixar a área ainda mais bonita. Hoje em dia as opções são muitas, indo desde lâmpadas solares a alternativas de LED e dicroicas, que podem iluminar sua casa inteira com muita autoridade, desde a fachada até os ambientes internos.

Pois agora que você já sabe direitinho como decorar a fachada da casa, comente e nos conte por onde pretende começar! Que outras ideias você tem em mente para decorar sua fachada? Compartilhe seus planos conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria