6 dicas para decorar a casa utilizando fotografias

0
1078

O uso de fotos para incrementar a decoração da casa é uma maneira super barata e estilosa de renovar, com bastante personalidade, qualquer ambiente. Além de dar um toque pessoal no espaço, as fotografias trazem à tona ótimas memórias afetivas, enchendo seu lar doce lar de vida e emoção.

Mas quando se fala no uso de fotografias em projetos decorativos, é imprescindível que se tenha sabedoria, sensibilidade e uma boa dose de equilíbrio para compor a décor sem parecer clichê ou exagerado demais. E foi exatamente pensando nisso que resolvemos listar aqui algumas boas dicas para se usar fotos na decoração da sua casa. Ficou curioso? Então dê só uma olhadinha:

Escolha as fotos com critério

Fotos costumam trazer ótimas recordações, mas não é por isso que você deve expor todas as lembranças da sua vida nas paredes e sobre móveis da casa, viu? Para isso existem os álbuns! Assim, é preciso saber selecionar as imagens, escolhendo as mais belas fotos para incluir na decoração. Opte por fotografias bem tiradas, bem enquadradas e em que todos os clicados tenham ficado bem!

Conte uma história por meio das imagens

Já que fotos são carregadas de emoções e lembranças, nada melhor do que expor cliques que contem uma história e remetam a ocasiões mais que especiais, não é verdade? Vale apostar em registros do casamento, de uma viagem em família, selecionar fotos com os amigos e até mesmo com aquele ente querido de quem você morre de saudade. Isso torna a utilização das fotos ainda mais interessante e cheia de significados!

Use porta-retratos bonitos

Um belo porta-retrato valoriza uma igualmente bela fotografia, não concorda? Sendo assim, opte por molduras bonitas que dialoguem com a decoração da casa e que combinem com o contexto da foto. Decorações no estilo rústico, por exemplo, pedem porta-retratos de madeira ou crus. Já as decorações mais clássicas combinam com porta-retratos espelhados ou em tons neutros. Enquanto isso, em espaços irreverentes as molduras coloridas e divertidas funcionam melhor, assim como em decorações no estilo clean ficam incríveis com porta-retratos de vidro. Identifique o clima predominante do ambiente e comprove essas composições por si mesmo!

Aposte em ampliações

Como vivemos na era digital, hoje é possível tratar as fotos, mudá-las de cor e até mesmo ampliá-las. Por isso, não se prenda ao tamanho original daquela sua foto preferida! Imagine o efeito incrível que um belo pôster no quarto do seu filho ou mesmo um quadro do casamento no quarto do casal proporcionariam. O resultado pode ficar simplesmente maravilhoso!

Procure não exagerar na dose

Se sua casa for grande, até fica bacana montar uma galeria de fotos em um dos corredores, por exemplo. Caso contrário, procure não exagerar na dose! Por mais que você goste de fotos, encher todos os ambientes com fotografias acaba deixando a decoração poluída. Por isso, prefira selecionar algumas poucas fotos para montar um mural ou colocar em cima do aparador da sala, por exemplo. É preciso deixar espaço para outros elementos decorativos como vasos, quadros, plantas e esculturas.

Ouse na composição

Procure sair do previsível e surpreender com sua composição de fotos. Dá, por exemplo, para usar fotografias em trabalhos de decoupagem, utilizar molduras diferentes que conversem entre si, montar porta-retratos artesanais ou reciclados, misturar fotos coloridas com fotos em preto e branco, mesclar fotografias com obra de arte, dentre outras inúmeras possibilidades decorativas. É só deixar a imaginação fluir e usar as fotos de um jeito único e especial, assim como as lembranças ali retratadas.

Agora comente aqui e nos conte que critérios usou para selecionar as fotos exibidas em sua casa! Você preferiu optar por porta-retratos diferenciados ou por montar um painel? Tem alguma sugestão incrível que queira dividir conosco? Deixe seu comentário e participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria