6 dicas para decorar a casa usando rolhas de vinho

0
1286

Se você é amante de um bom vinho, provavelmente gosta de promover animados encontros em sua casa regados a essa clássica bebida, não é mesmo? O problema é que depois que o vinho acaba e os amigos vão embora, você inevitavelmente se depara com uma das duas situações: ou você joga as rolhas de cortiça no lixo ou as guarda sem nenhum objetivo específico. Pois chegou a hora de mudar essa história!

Em tempos sustentáveis de consumo consciente, nada melhor do que reaproveitar as rolhas para decorar seu lar doce lar. E existem maneiras muito práticas e rápidas de se usar essas rolhas na decoração, dando um efeito estético incrível aos ambientes. Que tal então conhecer agora mesmo algumas boas ideias para decorar com rolhas?

Na sala

Já passou por sua cabeça que, um dia, você usaria rolhas de vinho para complementar a decoração da sua sala? Pois isso é plenamente possível! Uma ótima ideia é renovar a aparência daquele porta-retrato sem graça usando rolhas cortadas ao meio. Para isso, você vai precisar apenas de uma moldura básica, cola quente e rolhas de cortiça! Corte as rolhas e as cole com o fundo diretamente na moldura, dando a volta em toda sua extensão. Aí você escolhe: elas podem ficar com o tom cru ou serem pintadas com tinta spray em qualquer que seja sua cor preferida. E pronto!

Na cozinha

Rolhas definitivamente combinam com cozinha, certo? Para quem gosta de ideias mais simples, fica bacana usar a tendência upcycling, colocando sua coleção de rolhas em potes de vidro bem bonitos. Já para quem está disposto a investir mais tempo e usar seus dotes artesanais para reciclar as rolhas, fica simplesmente incrível fazer um descanso de panelas unindo uma rolha à outra. Aí o formato é você quem define!

No barzinho

Se você tem um barzinho para chamar de seu e vive recebendo os amigos nesse cantinho da casa, vale a pena decorar a bandeja de suporte para as bebidas com as rolhas que você coleciona. Mas se a intenção é não ter tanto trabalho, você pode simplesmente colocá-las dentro de uma garrafa transparente, criando um visual bastante inusitado e interessante.

No quarto

Você consegue imaginar seu quarto com uma bela cortina feita de rolhas? Pois essa é uma ideia super simples de executar: para confeccionar a cortina você vai precisar de rolhas, furadeira, barbante e um varão. Aí é só furar as rolhas, passá-las pelo barbante e dar um nó em cada extremidade. Feito isso, repita o processo em diversos fios e os amarre no varão para finalizar a cortina. Vale destacar que essa ideia combina mais com propostas decorativas mais rústicas e despojadas.

No banheiro

Até no banheiro dá para reaproveitar as rolhas, fazendo, por exemplo, um tapete. Por ser impermeável, esse material não estraga em contato com a água. Sendo assim, mãos à obra! Separe rolhas, uma faca pequena, a sempre útil furadeira, uma folha de cortiça e cola instantânea ou cola quente. Corte a cortiça no tamanho desejado, de preferência em formato retangular, e comece a colar as rolhas enfileiradas. Faça o teste e se surpreenda com o resultado!

Nas festas

Nas comemorações em sua casa as rolhas podem ser grandes aliadas. Você pode usá-las como suporte para colocar marcadores nas mesas, além de fazer mini arranjos florais com pequenas rosas. É só usar a imaginação!

E então, qual das nossas dicas você já pretende colocar em prática? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco! E deixe também suas próprias sugestões para acrescentar à nossa lista!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria