Sabia que os imóveis com até 50 metros quadrados e dois dormitórios são os mais populares no Brasil? Perfeitos para jovens solteiros, pequenas famílias e casais começando a vida juntos, os apês pequenos fazem o maior sucesso, afinal, são mais baratos e fáceis de manter.
Porém, à medida que os imóveis se tornam menores, aumenta o desafio para se montar decorações cheias de personalidade e que criem uma sensação de amplitude. Mas não é pelo fato de serem pequenos que os apartamentos com poucos metros quadrados não podem ser bonitos, não é mesmo? Quer saber como decorar sem erros seu doce “apertamento”? Então confira agora mesmo nosso post e acerte na mão:
Aproveite cada cantinho
Lembrando que aproveitar cada cantinho do apê definitivamente não significa entulhar a casa de objetos, ok? Na verdade, você deve otimizar o espaço e aproveitar os quartos, as bancadas e os móveis da maneira mais funcional possível. Assim, cada ambiente e item da casa deve ter um próposito, ou seja, apartamento pequeno não é lugar para entulhos desnecessários, inúteis. Uma ótima forma de otimizar o espaço é, por exemplo, usar portas de correr em vez de portas convencionais! Vale fazer o teste!
Clique aqui e encontre vários produtos no site Casa Show!
Cultive o vazio
O que isso quer dizer? Cultivar o vazio nada tem a ver com desocupar a casa inteira, calma! Apenas mantenha áreas livres para a melhor circulação e descarte objetos supérfluos. Deixe espaço entre as peças, evite pilhas e aposte em composições leves. Isso trará um respiro a mais ao seu pequeno apartamento.
Prefira paredes claras
Não é novidade que as cores claras aumentam e as cores escuras diminuem, não é mesmo? Portanto, se seu apartamento for pequeno, prefira paredes claras! Para reforçar a sensação de amplitude, combine as paredes clarinhas com pisos mais escuros, porque o contraste faz com que os ambientes pareçam maiores do que realmente são.
Evite rebaixamentos de gesso
Aposte em tetos claros e com acabamento em gesso, mas evite a todo custo as sancas rebaixadas. Fazer rebaixamentos no teto, ainda que ele seja branquinho, cria um efeito de achatamento no ambiente, causando a impressão de que o espaço é ainda mais reduzido.
Use objetos grandes
Ao contrário do que muitos pensam, usar objetos grandes em ambientes compactos é uma boa pedida, desde que os tapetes, espelhos, lustres e móveis maiores sejam balanceados com peças menores. O contraste de proporções deixa a decoração mais bonita, além de ampliar o visual do apartamento. Para que essa estratégia funcione, apenas tome cuidado para os itens grandes não atrapalharem a circulação no ambiente!
Invista em iluminação
Se o imóvel é pequeno, uma boa iluminação pode fazê-lo parecer maior! Procure valorizar a iluminação natural, usando cortinas claras e fluidas. Além disso, aposte em uma iluminação abundante com lâmpadas, luminárias e pendentes. Por falar em pendentes, decorações suspensas são uma ótima alternativa para apartamentos pequenos!
Agora comente aqui e nos conte quais das nossas dicas vão ser colocadas em prática na decoração do seu pequeno grande apê! E não se esqueça de voltar para nos contar como ficou o resultado, combinado? Para conferir outras dicas de coração para imóveis pequenos, clique e complemente seu leque de possibilidades!