5 dicas de como pintar a casa

0
199

Está precisando dar um outro visual na casa, mas não quer gastar muito? Uma alternativa é pintar as paredes com as cores de que você gosta. Para reduzir os custos, é possível fazer você mesmo. A Casa Show dá o passo a passo de como pintar a casa sem gastar muito e ter um trabalho de qualidade.

Lista de materiais

Se você já decidiu qual a cor colocar no cômodo, é necessário fazer uma lista de materiais que serão usados na reforma. Você vai precisar de tinta, lixa, pincel, bandeja, desempenadeira, lona plástica, fita crepe, rolo de tinta de 23 cm, chave de fenda, espátula, luva, óculos de proteção, selador e massa corrida.

Para saber a quantidade de tinta de que você precisa comprar, meça a parede e multiplique pela altura do chão ao teto. Multiplique o número pela quantidade de demãos, que normalmente são duas ou três. O resultado é a metragem total. Algumas marcas de tinta indicam na embalagem a quantidade que consegue cobrir. Se houver dúvida, leve a metragem à uma loja e o vendedor auxiliará você.

Cuidado com o ambiente

Para evitar manchas indesejadas, retire com a ajuda de uma chave de fenda os bocais, tomadas e interruptores. Proteja com fita crepe maçanetas, rodapés e batentes. Cubra os móveis com lona ou lençóis velhos para evitar estragá-los.

A sujeira que ficar na superfície dos móveis e no chão pode ser retirada com um pano molhado e aspirador de pó. Foto: Blog Cristiano Casa e Construção

Preparo antes de pintar as paredes de casa

Já preparou todo o ambiente para receber a reforma? Coloque uma roupa velha, use os óculos de proteção e as luvas e comece a lixar as paredes. O resultado precisa ser uma textura lisa.

Se a parede estiver sem excesso de reboco o ideal é usar a lixa mais fina, 220 ou 240. Já em paredes com muito reboco deve ser usada a lixa mais grossa, 80 a 100.

As aplicações antes da tinta

Misture o selador na lata para que ele fique em uma textura uniforme. Verifique na embalagem a quantidade de produto que deve ser diluído em água. Para aplicá-lo, utilize o rolo de lã de 23 centímetros e faça movimentos de sobe e desce.

O rolo é um material muito útil para aplicar o selador e a tinta!

Após o selador, utilize a massa corrida com a ajuda da desempenadeira e da espátula para cobrir os cantos. Deixe secar por duas ou três horas. Se a parede estiver desregulada, lixe novamente.

Passe mais uma vez o selador, ele será um grande aliado para a economia de tinta!

    O ideal é que a parede fique uniforme para receber a tinta. Foto: Valspar Paint

Hora da tinta: como pintar a casa

O ideal é que a pintura seja feita em um dia ensolarado e quente, assim, a secagem entre uma demão e outra será mais rápida e o resultado ficará melhor.

Leia as instruções do fabricante para a melhor diluição da tinta. Use a bandeja para deixar o material uniforme.

Comece a pintura pelo teto. Pinte a junção entre parede e teto com um pincel menor e finalize o resto com o rolo. Faça o movimento vai e vem no rolo e do pincel.

Depois do teto, pinte as paredes com a mesma instrução anterior. Primeiro o canto entre a parede, o teto e o rodapé. Depois, a parede inteira.

Após quatro horas, em média, está na hora de fazer a segunda demão!

Uma dica: não mergulhe o pincel na tinta, isso desperdiçará o material e deposita tinta em excesso na parede, o que prejudica o resultado. Foto: Tua Casa

Você conheceu todos os passos de como pintar a casa, mas não sabe onde comprar o material? A Casa Show tem uma loja virtual para você receber o material no conforto da sua casa e lojas físicas no estado do Rio de Janeiro.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria