6 dicas para criar um ambiente aconchegante

0
1518

O verão está terminando, e em breve a temperatura vai começar a cair! Com a mudança de estação (e de clima),  não é somente o guarda roupa que deve ganhar peças novas. Nesta fase de transição, a casa também precisa passar por mudanças para ficar mais quentinha e aconchegante! Se você está animado com a perspectiva de temperaturas mais amenas e todo o romantismo das estações que estão por vir, que tal começar a preparar sua residência para o Outono/Inverno?

Confira nosso artigo de hoje e vá entrando no clima para o friozinho!

Aposte nas mantas e xales

 

Quando o frio chega, não há nada mais agradável e aconchegante do que mantas macias e felpudas. Elas são perfeitas para deixar o ambiente mais gostoso e aquecido, por isso, vale a pena investir nesses artigos e também em novas roupas de cama, incluindo lençóis e edredons. Nos sofás, os xales especiais caem super bem e deixam a decoração com uma pegada clássica e invernal. A cor deve dialogar com o restante da decoração, mas é interessante lembrar que os tons mais quentes e terrosos, como vermelho, laranja e marrom, dão um toque a mais de aconchego e rusticidade nos interiores.

Invista nas almofadas e estofados

 

Almofadas podem trazer não só beleza, mas também aconchego aos cômodos. Por serem macias e funcionais, elas são elementos decorativos fundamentais para o Outono/Inverno. Estes artigos deixam as camas, sofás e futons ainda mais confortáveis e quentinhos, e também podem ser espalhados pelo chão da sala de televisão, tornando a hora da “sessão pipoca” superagradável. Outra dica bacana é investir em estofados bem acolchoados, com acabamento em veludo ou camurça.

Prefira iluminação indireta

 

A iluminação indireta, como o próprio nome sugere, não incide diretamente sobre a superfície, mas se espalha de maneira uniforme pelo espaço. Ela é agradável e seu efeito é aconchegante, pois dá aos ambientes um toque intimista. Trata-se de um estilo de iluminação menos invasivo e menos óbvio, simplesmente perfeito para as baixas temperaturas! Para obter este efeito, aposte nas luminárias, abajures, arandelas, spots, candeeiros e velas. Por falar em velas, as aromáticas com cheirinho de cravo, canela, baunilha e chocolate também contribuem para criar um espaço acolhedor e convidativo.

Opte por cortinas mais pesadas

 

Uma excelente estratégia para deixar a casa mais aconchegante é usar cortinas mais pesadas na décor. Prefira as cortinas de linho, veludo ou várias camadas de seda. Tonalidades como verde musgo, preto, azul marinho, marrom e vinho caem super bem, mas limite-se a usar essas cortinas apenas no Outono/Inverno. Quando as estações mais quentes chegarem novamente, receba o calor com cortinas claras e esvoaçantes.

Use papéis de parede claros

 

Ao contrário das cortinas, que devem ser preferencialmente escuras, os papéis de parede precisam ser claros para deixar a decoração aconchegante. Estampas miúdas ou microtexturas também dão um visual incrível, já que ajudam a valorizar a iluminação indireta.

Complete o ambiente com um climatizador

 

Como no Brasil não é comum o uso de lareiras, exceto nas casas em serras, residências frias  e pousadas, uma solução eficaz para aquecer o ambiente é utilizar climatizadores. Estes  equipamentos aquecem no inverno e refrescam no verão, configurando-se então como um investimento que garante o clima agradável durante o ano inteiro.

E aí, gostou das nossas dicas para deixar a casa mais aconchegante? Que outras estratégias você usa para deixar sua casa mais agradável e quentinha? Conte para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria