5 opções de revestimento para seu banheiro

0
1532

Os revestimentos para banheiros cumprem uma dupla função na vida doméstica, protegendo as paredes da umidade e decorando o ambiente, sendo capazes, sozinhos, de criar ambientes agradáveis e personalizados, ao gosto dos moradores. As cores, texturas e estampas, assim como os tamanhos e materiais dos revestimentos são os mais variados possíveis.

Pode-se, assim, optar por usar diversos tipos ao mesmo tempo, formando uma combinação única, ou escolher um só, criando um ambiente mais minimalista. Mas você também fica em dúvida quando se depara com as inúmeras opções oferecidas no mercado de acabamentos? Então acompanhe agora mesmo nossas dicas e escolha de uma vez por todas o revestimento mais adequado para o seu banheiro! Vamos lá?

Porcelanato

O porcelanato é uma cerâmica produzida com materiais nobres, ideal para pisos de banheiros, já que é resistente, possui uma boa durabilidade e absorve pouquíssima umidade. Ele é um revestimento mais estável do que os comumente usados, pois sua massa é homogênea, oferecendo maior resistência a arranhões e riscos. Além disso, vale lembrar que muitos dispensam o uso do rejunte, pois admitem a junta seca, resultando em uma aparência mais uniforme e sem a marcação forte das divisões entre as peças.

Mármore

O mármore é um revestimento em pedra mais caro e bem mais sofisticado, podendo ser usado nas paredes, nos pisos e nas bancadas dos banheiros. Caso esse seja o material escolhido para revestir o ambiente, lembre-se de que é necessário aplicar uma camadinha de impermeabilizante, proporcionando uma maior durabilidade e menor absorção de umidade.

Granito

O granito possui baixa porosidade, contando com uma impermeabilidade natural, o que traz maior facilidade para a limpeza e evita a formação de manchas e mofos. Apesar de também ser uma pedra, o granito é um revestimento significativamente mais barato do que o mármore.

Pastilha

As pastilhas são revestimentos arrojados e bastante versáteis. Pode-se optar pela combinação de diferentes cores ou por seguir uma linha monocromática, dependendo, claro, do gosto do cliente e do restante da decoração do ambiente. Essas peças são utilizadas majoritariamente na decoração das paredes dos banheiros, combinando com azulejos maiores. As pastilhas de vidro tendem a oferecer um visual mais moderno, enquanto as de porcelana são indicadas para locais com mais contato com a água, devido à sua maior impermeabilização.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é uma opção rústica e, ao mesmo tempo, super moderna. Sua variedade de desenhos alia beleza e versatilidade, conferindo ao banheiro um ar incrivelmente encantador. Sua aplicação pode ser feita no piso e nas paredes, como um azulejo comum, sendo necessária, porém, a aplicação de uma resina protetora. Por ser uma cerâmica de forno, costumam ser peças frágeis aos riscos e aos produtos químicos, portanto, se optar pelo ladrilho hidráulico, tenha cuidado na hora da limpeza!

Assim, se você deseja um banheiro clássico, é recomendável o uso de mármores e granitos polidos. Se prefere um ambiente mais rústico e despojado, opte pelos ladrilhos hidráulicos ou porcelanatos com padronagens amadeiradas, por exemplo. Já se seu gosto pende mais para o estilo clean e minimalista, escolha os porcelanatos esmaltados e as pastilhas de vidro monocromáticas. Viu como nem é tão difícil assim?

E então, já se decidiu pelo revestimento que mais combina com seu gosto e com suas necessidades? Comente aqui e compartilhe conosco suas escolhas!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria