5 maneiras criativas para usar blocos de concreto na decoração

0
1514

Se você acredita que decorar é sempre sinônimo de gastar muito, saiba que não é bem assim. Em muitos casos, com materiais simples e muita criatividade, é possível criar ambientes cheios de personalidade. Canos de PVC, caixotes de feira, garrafas pet e até blocos de concreto podem ser facilmente transformados em artigos decorativos.

Os blocos de concreto, por exemplo, têm um custo muito baixo e você ainda pode consegui-los de graça com alguém que tenha construído ou reformado um imóvel. No geral, sempre sobram algumas unidades das obras!

Ainda não consegue visualizar de que maneira estes blocos poderiam ser utilizados na sua casa? Então confira a seguir 5 maneiras bem criativas de inseri-los na decoração e dar um toque de charme (gastando pouco ou nada) nos seus ambientes!

Base de sofá e bancos

Para quem gosta de uma decoração mais rústica, usar os blocos de concreto como base de um sofá é uma ótima ideia. Para conquistar o efeito, você deve empilhar quantos forem necessários para que fiquem em uma altura confortável.

Em cima dos blocos, você pode colocar uma prancha de madeira ou um colchão. Decore com almofadas coloridas, de estampas e tonalidades diferentes, para que façam contraste com a palidez do concreto.

Outra dica é empilhar blocos apenas nas laterais e usar ripas de madeira para que elas sejam o suporte do colchão. Se quiser, você também pode colorir o concreto!

Mesinha de centro/canto

Que tal uma mesinha de blocos de concreto? É só empilhar algumas unidades para conseguir a altura e a largura desejadas. Depois, para arrematar,  você pode colocar um vasinho de flor em cima, porta-retratos ou as revistas que andavam espalhadas pela sala.

Se quiser deixar sua mesa mais sofisticada, as dicas são pintar o concreto de uma cor que “converse” com o resto da decoração ou colocar uma base de vidro sobre a estrutura montada. Como os blocos são vazados, você ainda pode aproveitar os nichos para guardar e expor objetos de maneira criativa, como garrafas de bebida e bibelôs diversos.

Estante com módulos

Uma estante pode ser uma ótima solução para dividir os ambientes. Se ela for de blocos de concreto, melhor ainda! Isso porque, como estes artigos são vazados, os espaços podem ser preenchidos com os mais variados objetos a exemplo do tópico anterior, criando uma decoração bem personalizada.

A dica, aqui, é lixar as laterais do concreto, deixando-as bem lisinhas. Depois, pinte os blocos de branco. Quando o material estiver seco e pronto, empilhe-o, criando a forma que desejar para sua estante. Nos vãos, coloque revistas, bibelôs, vasinhos pequenos de cactus e demais objetos decorativos. Use a sua criatividade!

Suporte para prateleiras

Não quer furar a parede? Então use os blocos de concreto para montar as suas prateleiras. Para deixar o ambiente bem alegre, pinte os blocos com cores que combinem com o cômodo.

Prateiras são sempre uma ótima solução para quem tem pouco espaço. Ficam bem na cozinha, quarto e sala para deixar o ambiente mais organizado e contribuir para uma decoração cheia de estilo, com a cara do dono.

Jardim vertical

Se você mora em casa ou tem uma sacada espaçosa em seu apartamento, que tal criar um jardim vertical usando blocos de concreto? Sim, é possível e o resultado fica incrível! A ideia é empilhá-los em uma parede inteira e, nos nichos, acomodar as plantas que preferir.

É interessante, no entanto, priorizar o espaço. Não coloque uma planta em cada espaço vazado do concreto para que elas possam crescer livremente.

Um dos princípios mais importantes para decorar é usar a imaginação. Muitas vezes, um material descartável pode ser reaproveitado, garantindo aos cômodos da casa muito mais personalidade. Aproveite as nossas dicas anteriores e crie as mais variadas peças decorativas com blocos de concreto!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria