5 ideias práticas para organizar seu banheiro

0
1321

O banheiro é um cômodo muito importante da casa mas, como costuma ser um ambiente compacto, é mais propenso a acumular bagunça. Como se não bastasse, a grande circulação de pessoas aumenta as chances desse ambiente ficar desorganizado. A boa notícia, por outro lado,  é que existem algumas dicas bem práticas para manter o banheiro em ordem. Ficou curioso? Confira nosso artigo com 5 ideias simples e algumas dicas extras para organizar esse cantinho com eficiência!

1. Otimize o espaço

Mesmo se o banheiro for pequeno, há como aproveitar cada cantinho e otimizar o espaço. Para tanto, use gavetas para guardar miudezas e instale ganchos no ambiente, pois eles serão muito úteis para pendurar as toalhas. Não abra mão também das prateleiras e nichos para colocar os xampus, máscaras, cremes e condicionadores. Coloque os produtos que você usa menos nos lugares mais altos. Já os itens de uso diário devem estar sempre à mão.

2. Aproveite o gabinete da pia

O gabinete da pia precisa ser bem aproveitado, no entanto, é necessário tomar cuidado para a estética do ambiente não ficar desequilibrada. Use potes decorativos e divisórias específicas sobre a bancada. Já na parte interna do gabinete, guarde toalhas enroladas e use caixas organizadoras. Essas caixas são perfeitas para guardar prancha, secador, escovas de cabelo, sprays, etc.

3. Separe toalhas diferentes para cada membro da família

Por uma questão de higiene e organização, o ideal é que cada membro da família possua suas próprias toalhas. Elas podem ser identificadas por cor ou através de bordados com o nome ou iniciais. Casais costumam montar o enxoval com toalhas separadas, porém, no dia a dia, eles acabam não respeitando a personalização. É importante ficar de olho!

4. Fique de olho na segurança

Para evitar acidentes domésticos, é imprescindível manter um tapete antiderrapante no Box. Tapetes escorregadios devem ser excluídos desse ambiente pois, apesar de decorativos, eles são perigosos para a integridade física dos moradores. Se houver idosos na casa, é recomendado ainda que barras laterais sejam instaladas no banheiro (dentro do Box e ao lado do vaso sanitário), redobrando a segurança.

5. Equipe o Box

Dentro do Box, vale a pena investir em nichos e suportes para os cosméticos e acessórios de banho, como bucha, escova, lixa de pé e touca de banho. Procure manter cada coisa em seu lugar e evite deixar xampus e condicionadores no chão.

Dicas extras para manter o banheiro organizado

  • Procure conscientizar os moradores que a organização do banheiro é importante e traz mais qualidade de vida para todos;

  • Usou? Guarde no mesmo lugar que encontrou.  Abriu um produto? Tampe-o! Essa é uma lógica extremamente simples que contribui enormemente para a organização de espaços comunitários como o banheiro;

  • Tenha um cesto de roupas sujas no banheiro se você não tiver uma área de serviço;

  • Assim que escovarem os dentes, todos devem se habituar a limpar a pia e não deixar rastros;

  • Penteie o cabelo com a torneira fechada e sempre recolha os fios de cabelo que eventualmente caírem;

  • Limpe a escova capilar depois de usá-la;

  • Evite os excessos. Na organização do banheiro, menos é mais, por isso não acumule miudezas nesse espaço. Mantenha nele apenas os itens imprescindíveis!

E aí, gostou do nosso artigo? Como você mantém seu banheiro organizado? Compartilhe conosco as suas opiniões pelos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria