5 ideias para transformar a parede do seu quarto

0
1457

O quarto costuma ser um cantinho particular, nosso lugar de descanso e de momentos para nós mesmos, né? Por isso, esse cômodo deve ser especial, com uma decoração prática, que tenha a sua cara e, claro, boas energias.

A boa notícia é que não é preciso investir muito para ter um canto dos sonhos. Mudando a parede do quarto é possível transformar a atmosfera do cômodo, deixando o seu espaço cheio de estilo. Veja nossas dicas.

Cor e tinta

Blog-Qto-Pintura

Que o uso das cores pode mudar todo um ambiente, dando um efeito incrível na decoração, não é novidade. Que tal então apostar em uma cor diferente em uma das paredes? Uma ótima dica é pintar a parede atrás da cama, assim a cor não fica no seu campo de visão constante.

Gosta de cores vivas, fortes? O rosa choque e o roxo estão super em alta na decoração, e são cores ótimas para quartos. Quer mais poder ou vitalidade no ambiente? Aposte no vermelho, mas atenção: quando usar cores muito fortes, é preciso que os objetos e móveis tenham tons mais neutros.

Aliás, se neutralidade e ambientes mais discretos forem sua preferência, aposte em cores suaves ou tons mais frios, como o verde e o azul, que trazem aconchego e calmaria. Outros tons neutros como cinza e marrom também deixam o espaço mais intimista.

Prefere ousadia e elegância? A cor preta é uma boa escolha, tanto para ambientes clássicos quanto para os mais contemporâneos.

Papel de parede

Blog-Qto-PapeldeParede

Versátil e com muita personalidade, o papel de parede é um ótimo elemento para dar vida nova a seu quarto.

São muitas as opções disponíveis no mercado, indo desde padrões florais, gráficos, desenhados, temáticos, com texturas, enfim… modelos para todos os gostos, a escolha é sua.

Listras

Sempre na moda, as listras estão por todos os lados – roupas, acessórios e, sim, também nas paredes. Sejam elas coloridas, grossas ou finas, o efeito de listras na decoração garante charme e personalidade.

E o melhor: é possível ter uma parede listrada e linda de maneira fácil e econômica, quer ver?

Para ter uma pintura de parede listrada, você vai precisar de:

– Fita Cola/Fita Crepe

– Tintas na cor que escolher

– Rolo de espuma

– Pincel pequeno

Mãos à obra:

Com o auxílio de uma régua, defina a largura das listras que você deseja. Use um lápis para marcar as linhas com precisão e cole a fita nessas demarcações.

Atenção: alise bem a fita para que não entre tinta em suas bordas, ok?

Depois disso, pinte com o rolo de espuma os espaços vazados com a cor ou cores desejadas. Se precisar, use o pincel para o acabamento e retoque final.

Por fim, antes da tinta secar por completo, remova a fita cola, com bastante cuidado, e voilà! Eis uma nova e linda parede.

Quer ver em detalhes um passo a passo? Veja esse tutorial da Luckscolor:

https://www.youtube.com/watch?v=nl9EjTTQGbQ

Quadros, fotos e inspirações

Um quadro pode não conseguir mudar a atmosfera de seu quarto. Mas e uma galeria, ou uma parede cheia deles? Esse é um jeito bem moderno de dar personalidade ao ambiente.

Você pode usar pinturas, fotos, imagens impressas, recortes, pôsteres, em tamanhos variados.  Mas, claro, é preciso ter atenção com altura, tamanhos, harmonia e proporção ao juntar as telas escolhidas.

Para que os elementos conversem, uma dica é fazer moldes de papel e ir testando o posicionamento até encontrar a melhor disposição.

Poá

Quer gastar pouco? Que tal fazer uma parede de poá, as famosas bolinhas, que dão irreverência e charme a qualquer ambiente?

É muito fácil. Compre aquelas etiquetas de ‘carta’ em formato de bolinhas, nas cores e tamanho que preferir – você encontra essa etiqueta facilmente em qualquer papelaria.

Escolha a parede em que serão aplicadas essas etiquetas, e a pinte na cor de fundo de sua escolha. Caso não queira mudar a cor da parede, apenas a limpe com um tecido limpo, para que a poeira não prejudique a cola da etiqueta.

Depois, aleatoriamente ou de forma ordenada – com a ajuda de fita crepe para não sujar a parede com marcações, vá colando as bolinhas. A cola é da própria etiqueta. Fácil, não?

E você, pretende mudar a decoração do seu quarto? Vai utilizar alguma dica? Conte pra gente.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria