5 ideias de decoração para quem está morando de aluguel

0
1327

Se você mora de aluguel e  ainda não tem uma casa para chamar de sua, talvez você sinta uma maior dificuldade para decorar seu “lar doce lar”. Na verdade, esta situação é mais do que normal, já que boa parte dos proprietários não permite que grandes intervenções sejam feitas em casas e apartamentos alugados. Como se não bastasse, nem sempre temos vontade de investir dinheiro com a reforma de espaços que não são nossos, mesmo porque estes recursos podem fazer falta na hora de comprar a casa própria.

Mesmo diante deste quadro, não é preciso se limitar e viver em um ambiente frio e sem personalidade – pelo contrário! Com um pouco de criatividade e bom gosto, é possível deixar a casa com a sua cara, ainda que o imóvel seja alugado. Confira nossas dicas e inspire-se!

Aposte nos espelhos

Já que pintar a parede não costuma ser permito pelos proprietários, uma boa dica é usar e abusar dos espelhos. Além de deixar o espaço mais bonito, eles aumentam a sensação de amplitude dos ambientes. Outro ponto importante é que quando o contrato vencer e você precisar mudar de residência, os espelhos podem ir junto para qualquer endereço. Apenas tome cuidado com o transporte, pois este material é frágil.

Use nichos e prateleiras

Esta é uma maneira excelente de guardar os livros e expor os artigos decorativos sem abrir mão do estilo. As prateleiras e nichos podem ser instalados de maneira fácil e rápida, além de substituírem móveis mais caros, como os racks. Para completar, nichos e prateleiras ajudam no aproveitamento do espaço e são de fácil remoção. Portanto, podem ser utilizados na decoração da sua próxima casa, seja ela própria ou de aluguel.

Use mobílias coloridas

Para quebrar a monotonia das casas alugadas, crie espaços cheios de vida. Neste sentido, uma boa pedida é usar móveis coloridos. Sofás, poltronas, mesinhas de canto ou pufes cumprem bem o papel de tornar o espaço mais alegre e descontraído. Mas lembre-se de prestar atenção ao equilíbrio, priorizar o bom senso e evitar exageros. Tudo colorido demais pode ficar over.

Capriche nos elementos decorativos

Os elementos decorativos podem fazer toda diferença no visual da casa. Justamente por isso, você deve escolhê-los e harmonizá-los com muito carinho. Os tapetes, cortinas e almofadas são imprescindíveis para compor a decoração, além de serem itens super acessíveis e funcionais. Se você quiser economizar e dar ainda mais personalidade ao espaço, faça (ou mande fazer) suas próprias cortinas e capas de almofada. Escolha o tecido, o modelo e mãos à obra!

Exponha quadros e fotos

Eis a dica que mais pode ajudar a deixar uma casa com a cara do dono (neste caso o inquilino)! Expor fotos e quadros artísticos no ambiente é capaz de personalizá-lo e torná-lo mais interessante. Monte galerias distintas, algumas dedicadas à família, outras às viagens, outras ainda aos amigos e assim por diante. Invista também em molduras variadas, mas que dialoguem entre si e com o restante da decoração.

E aí, você mora de aluguel? Estas dicas vão te ajudar a deixar seu cantinho com a sua cara? Conte para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria