5 hábitos que você deve ter para manter sua casa sempre limpa

0
832

Todo mundo sonha em ter uma casa limpa e organizada, mas em meio à correria diária, nem sempre isso é possível, sobretudo, se a dona de casa trabalha fora e ainda por cima cumpre a tripla jornada de mãe, esposa e profissional. Nesse caso, a solução não é arrumar a casa todo dia, mas sim mantê-la limpa e em ordem.

Manter a casa sempre limpa e organizada economiza um tempo valioso nas atividades domésticas, além de facilitar bastante na hora da faxina. Quer saber quais são os hábitos necessários para conservar a residência sempre em ordem? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

Mantenha cada coisa em seu devido lugar

Essa é uma premissa básica de organização e pode fazer toda a diferença na sua rotina doméstica. Sendo assim, tudo que for tirado do lugar, deve ser guardado no mesmo lugar após o uso. Essa estratégia ajuda a evitar o desperdício de tempo e você não vai ter que ficar arrumando coisas espalhadas pelo caminho na hora da faxina semanal. Na verdade, você vai poder focar na limpeza, remoção de poeira, clareamento de superfícies, etc.

Os moradores precisam tirar o sapato

É importante que todos os moradores tirem os sapatos antes de entrar em casa. Ainda que eles pareçam limpos, eles trazem pó, impurezas, bactérias e sujidades da rua. Nos dias chuvosos, essa regra deve ser encarada com mais rigor ainda, porque os sapatos podem trazer lama dos lugares por onde passaram.

Aposte em pequenas limpezas durante a semana

Se você faz uma faxina profunda durante a semana, realize apenas limpezas de manutenção nos outros dias. Um suco que respingou no chão, uma marca de chinelo no piso ou poeira proveniente do tempo seco devem ser questões resolvidas imediatamente. Não deixe o serviço acumular! Para que isso seja possível na prática, use a vassoura, os panos multiúso e o aspirador a seu favor.

Crie o hábito de comer na cozinha ou sala de jantar

Se você quer a casa sempre limpa e organizada, evite comida e bebida em outros cômodos que não sejam a cozinha e sala de jantar. Comer no estofado da sala, por exemplo, é um hábito que pode dificultar a faxina, além de aumentar as chances de estragar o sofá.

Adiante a limpeza do banheiro durante o banho

Durante o banho, jogue água morna nas paredes. Isso ajuda a diminuir a sujeira do banheiro, incluindo os vestígios de xampu, condicionador e sabonete. Também crie o hábito de remover os fios de cabelo que ficam no ralo.

Dicas extras para conservar a casa limpa

  • Mantenha as pias sempre limpas e secas, pois quando elas estão sujas, a impressão que se tem é de que a casa inteira está suja.

  • Tenha cuidado na hora de cozinhar e evite que alimentos picados ou gordura caiam no chão.

  • As vasilhas devem ser lavadas todos os dias e não podem acumular. Além de aumentar a bagunça, deixar as louças acumuladas na pia atrai baratas.

  • Oriente as pessoas que moram com você, pois não há nada mais eficiente para manter a casa arrumada, do que criar uma cultura de organização e poder contar com a ajuda de todos.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria