5 dicas valiosas para reforma para cozinhas pequenas

1
1539

Ter uma cozinha completa, organizada, bem decorada e confortável não é um privilégio para pessoas que possuem cozinhas grandes. Cozinhas pequenas podem sim ter todas essas qualidades. Entretanto, nem sempre os imóveis são entregues assim, não é mesmo?

Como resolver? Que tal uma reforma? A reforma para cozinhas pequenas pode parecer um grande desafio, mas se seu objetivo for aproveitar melhor o espaço que possui, essa será a solução.

Ficou animado e quer começar agora? Calma, primeiro leia nosso texto, separamos 5 dicas valiosas que farão toda a diferença na sua obra.

1. Elimine as divisórias

Todas as nossas dicas terão como foco a amplitude, seja ela visual ou real. Assim, nossa primeira dica é para que você elimine as barreiras visuais da sua cozinha. Para tanto, abra mão das divisórias e integre os ambientes.

Uma opção funcional e estética é uni-la à sala de estar. Além de garantir mais espaço, essa modificação permite o contato entre as pessoas presentes nos diferentes cômodos da residência.

Para que seu projeto fique bem arrojado, opte por:

  • Evitar mesa de jantar na cozinha, caso ela seja mesmo necessária para você e sua família, deixe-a na sala de estar, lembre-se de que será um mesmo ambiente;
  • Usar balcão no espaço em que havia limite entre os cômodos, com cerca de duas banquetas;
  • Usar revestimento em apenas metade das paredes da cozinha para melhorar a integração visual.

2. Use móveis adaptáveis

A falta de espaço pode ser compensada também pela escolha de móveis retráteis. Quando for planejar sua cozinha, tenha em mente que muitos móveis não são necessários a todo o momento, assim, eles podem ser embutidos ou modulares.

Atualmente, essas peças são produzidas com muito charme e elegância e não perdem em nada para os móveis que são feitos para exposição contínua.

3. Opte por armários planejados

Moveis planejados facilitam a organização de qualquer espaço, não apenas dos pequenos. Entretanto, no caso das cozinhas são mais valiosos e necessários. Por que? Funcionalidade!

Como o próprio nome diz os armários planejados são pensados para atender às necessidades específicas de cada projeto. Por conta disso, eles:

  • Permitem que os móveis tenham medidas que corroborem para um melhor aproveitamento do espaço;
  • Não interromperem os espaços de circulação das pessoas;
  • Podem ter um acabamento escolhido para facilitar a limpeza e proporcionar a sensação de amplitude do ambiente.

4. Escolha cores que ampliem o ambiente

A escolha da paleta de cores para a decoração, normalmente, leva em conta tendências e as sensações visuais causadas por cada cor, e com a cozinha não é diferente.

Nas cozinhas pequenas, a maior preocupação deve ser a de ampliação do ambiente, assim, opte sempre por cores claras. Pinte as paredes de cores como pérola, branco, lavanda, etc. Sempre no espectro de tons pastéis ou neutros. O acabamento com brilho também pode ser um aliado, uma vez que ele reflete a luz.

A dica dos tons claros vale também para os móveis. Algumas pessoas escolhem – acertadamente – uma variação mínima entre o tom das paredes e dos móveis, e têm como resultado um ambiente aberto. O toque de brilho, nesse caso, deve ficar por conta dos puxadores.

Caso a tendência aponte para tons mais fortes e vivos, use-os em acessórios que componham o ambiente, como os relógios de parede, por exemplo.

5. Tire proveito da luz natural

Se os tons claros nas paredes e móveis aumentam o ambiente, é claro que em reforma para cozinhas pequenas tirar proveito da luz natural deve ser uma prioridade. Portanto, evite cortinas corridas e persianas. Instalar algo espelhado ou brilhoso no lado aposto à janela também é uma excelente estratégia.

No entanto, sabemos que nem todos os imóveis têm uma boa entrada de luz natural, nesse caso, recorra às luzes artificiais e instale-as de forma igualmente estratégica.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica de reforma para cozinhas pequenas? Conte para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.