5 dicas para solucionar pequenos problemas domésticos

0
1027

Toda santa vez que algo quebra na sua casa você tem que chamar um profissional para resolver o problema? Pois está na hora de dar adeus ao quebra-galho e começar a fazer você mesmo esses pequenos reparos. Além de ser super prático e rápido, você vai economizar um bom dinheiro ao adotar essa atitude.

Quer saber solucionar pequenos problemas domésticos, sem complicação e ou dor de cabeça? Então confira agora mesmo o nosso artigo:

Trocando a lâmpada queimada

Trocar uma lâmpada queimada é mil vezes mais fácil do que você imagina. É só comprar uma lâmpada nova, separar uma escada e usar todo o seu equilíbrio para trocar a lâmpada velha. Para aumentar a segurança, desligue o disjuntor, calce um sapato de borracha e, se possível, chame alguém para segurar a escada. Feito isso, é só desenroscar a lâmpada queimada, removê-la e rosquear uma lâmpada nova com a mesma voltagem e mesma potência. A escada e a lâmpada não são problemas, é só clicar aqui 🙂

Acabando com o rangido das portas

Se sua porta estiver fazendo um rangido incômodo, é hora de lubrificar as dobradiças! Você vai precisar de um pouco de óleo lubrificante multiuso anticorrosivo, pincel seco ou um paninho de limpeza. Primeiramente, higienize as dobradiças e tire todos os resíduos com o pano ou o pincel. Em seguida, aplique o óleo pingando algumas gotas na junção de cada dobradiça. Abra e feche a porta repetidamente para o lubrificante se espalhar. E prontinho: a sua porta já estará mega silenciosa!

Instalando prateleiras

Para instalar prateleiras é necessário providenciar buchas, parafusos, mãos francesas, trena, broca, furadeira, martelo, chave de fenda, nível, lápis e, eventualmente, uma escada. Se a prateleira for muito grande, provavelmente você precisará de reforço. Vale destacar que a instalação em si é bem tranquila. Primeiramente você deve posicionar a prateleira no lugar onde será instalada. Com a ajuda do nível, verifique se ela está alinhada e marque a parede com um tracinho. Concluída essa etapa, posicione as mãos francesas e marque as furações. Fure os pontos marcados e insira as buchas. Por fim, fixe as mãos francesas usando parafusos e coloque a prateleira em cima dos suportes. Ficou ainda alguma dúvida? Resolva-a clicando aqui! E para encontrar os produtos necessários, acesse nosso site.

Desentupindo a pia

Pode parecer, a princípio, um bicho de sete cabeças… Mas não é! Para desentupir a pia você não precisa chamar o encanador. Você vai precisar de luvas de borracha, desentupidor e balde. O jeito mais simples de resolver esse problema é pressionando o desentupidor para cima e para baixo até a água voltar a fluir. Usar água fervente para liberar o fluxo também pode funcionar. Em casos mais graves, você terá que usar produtos químicos ou remover o sifão, daí a importância de se usar luvas para proteger as mãos e retirar a sujeira que está bloqueando a passagem.

Trocando a resistência do chuveiro

Para trocar a resistência do chuveiro você vai precisar de uma escada, chave de fenda, alicate de bico, fita veda rosca e uma resistência nova compatível com o chuveiro. Comparado a outros reparos, esse é um pouquinho mais difícil, mas nada impossível de se executar. Antes de mais nada, desligue o disjuntor geral e coloque calçados de borracha para evitar acidentes. Depois disso, use a chave de fenda para desconectar os fios que ligam o aparelho à rede elétrica. A próxima etapa é desmontar o chuveiro para remover a resistência. Antes de tirar a queimada, observe bem sua posição original para facilitar na hora de remontar o chuveiro. Em seguida, coloque a nova resistência, remonte o chuveiro e não se esqueça de usar uma fita veda rosca ao unir o chuveiro com o cano — isso ajuda a evitar vazamentos! Antes de ligar o disjuntor, deixe a água fria cair. Só depois disso, ligue o chuveiro na posição de inverno e religue a chave geral. Nem é tão complicado assim, não é mesmo?

E então, da próxima vez que problemas domésticos aparecerem, você vai tentar resolvê-los sozinho ou vai chamar o socorro? Que outros tipos de problema você já sabe resolver por si mesmo? Compartilhe suas experiências conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria