5 dicas para reformar e decorar um imóvel alugado

0
1557

Normalmente, entre as várias cláusulas de um contrato de locação de imóvel, está bem especificado que o inquilino não pode fazer mudanças estruturais na casa ou apartamento. Isso mesmo! Os imóveis alugados devem ser conservados da mesma forma que o proprietário entregou ao locador, o que acaba impedindo grandes reformas e intervenções.

Apesar dessas limitações, uma casa alugada não precisa ser sem graça e sem personalidade. É possível deixá-la com a cara dos moradores, como se a residência tivesse sido dele desde sempre. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas de decoração e pequenos reparos. Vem com a gente!

Renove o banheiro sem quebra-quebra

Se o banheiro estiver com a aparência antiquada e desgastada, use e abuse de adesivos vinílicos para revestir os antigos azulejos. Esse material não danifica o azulejo original, além de ser fácil de aplicar, lavar e remover. O visual fica super moderno e para incrementar a decor desse cômodo, você pode colocar um pequeno arranjo de flores na bancada, além de comprar toalhas novas.

Que tal colorir as paredes sem pintá-las?

Caso você queira dar um toque de cor aos ambientes apagados, mas não pode pintar ou aplicar papéis de parede, uma boa pedida é colocar tecido nas paredes. Para tanto, meça a superfície, escolha uma estampa ou cor que combine com o espaço e cole o tecido com cola branca ou cola quente nas extremidades. É uma ideia rápida e super bacana para deixar os cômodos mais charmosos.

Esqueça os pregos

Para organizar e decorar a casa com ganchos, quadros decorativos e nichos, use adesivos removíveis ao invés dos tradicionais pregos. O melhor é que os adesivos não deixam vestígios e nem causam danos na parede. Vale destacar que com os adesivos você pode instalar ganchos para pendurar toalhas, vassouras, panos, dentre outros utensílios domésticos.

Troque o piso de forma prática e econômica

Se o piso do imóvel alugado apresentar rachaduras e manchas, nada melhor do que revesti-los com uma cobertura vinílica lavável. Além de ter um bom acabamento, os revestimentos vinílicos são resistentes à umidade e podem ser higienizados com detergente, sem que isso danifique o material. Além disso, esse piso é barato, durável e pode ser encontrado em diferentes padrões, texturas e estampas.

Tapetes sim, por que não?

Outra bela forma de disfarçar os pisos danificados é colocar um tapete grande e bonito no chão. Os tapetes causam um bom efeito decorativo, além de melhorarem a acústica e a sensação térmica do ambiente.

Dicas extras

  • Use e abuse de elementos decorativos como almofadas, cortinas e esculturas.

  • Capriche na iluminação e recorra a luminárias e pendentes para deixar a decoração mais detalhada.

  • Substitua os interruptores e tomadas da residência por modelos mais modernos.

  • Compre novos móveis, pois o mobiliário novo muda completamente a aparência da casa alugada e pode ser levado com você por onde quer que você vá.

  • Use espelhos na decoração do imóvel alugado, pois eles dão um ar de sofisticação ao ambiente, além de causarem a sensação de amplitude.

Você encontra os produtos que facilitam a decoração do imóvel alugado no site da Casa Show. Acesse www.casashow.com.br e aproveite nossas ofertas!
E aí, você gostou das dicas? Vai colocá-las em prática? Conte pra gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria