5 dicas para reduzir o consumo de água em casa

0
1106

Pode até soar redundante, mas nunca é demais relembrar a importância da água no nosso dia a dia. Esse recurso natural é indispensável para o homem, pois hidrata o corpo, purifica o organismo, melhora o funcionamento dos rins e, como se não bastasse, serve para higienizar a casa e preparar os alimentos. Por essas e outras, esse elemento essencial precisa ser tratado e utilizado com consciência e responsabilidade.

É preciso desenvolver um consumo consciente, adotar hábitos sustentáveis e aprender a economizar a água para que esse recurso não venha a faltar. Quer saber algumas medidas simples que podem ajudar – e muito – na economia de água? Então continue lendo o nosso artigo que a gente te conta.

Cuidado na hora de lavar louça

Quando você for lavar louça, não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa os utensílios. Se você não estiver utilizando a torneira, ela precisa ficar fechada. Só para se ter uma ideia, 15 minutos com a torneira entreaberta consome aproximadamente 120 litros de água. Um curto período de tempo, para um grande desperdício, concorda?

Para otimizar a lavagem das louças e economizar água, comece removendo os resíduos de alimentos de panelas, copos e pratos com um guardanapo ou escova apropriada. Em seguida, ponha os itens na pia com água e detergente. Isso vai tornar a lavagem mais fácil e rápida. Depois de alguns minutos, ensaboe as vasilhas e só abra a torneira para enxaguá-las. Caso você lave as vasilhas em uma máquina de lavar louças, só use o equipamento quando ela estiver cheia. Só assim você vai economizar água em relação à lavagem manual.

Planeje a lavagem de roupa

Sempre planeje a lavagem das roupas na sua casa e programe-se para aproveitar a carga máxima da máquina. Além disso, modere no uso de sabão em pó, a fim de evitar os enxágues desnecessários. Além disso, distribua as roupas de forma equilibrada e homogênea, pois isso melhora a performance do aparelho.

Fique de olho na piscina

Caso você tenha piscina em casa, o ideal é mantê-la coberta quando não estiver sendo utilizada, para evitar a evaporação e necessidade de reabastecimento. Também é importante impedir os transbordamentos nas piscinas, pois eles se configuram como uma das grandes causas de desperdício nas residências. Nesse caso, a medida mais eficaz é não exceder o limite de volume recomendado na hora de encher a piscina da sua casa.

Lave o carro de forma consciente

Quando você for lavar o carro, use pano e balde em vez de mangueira. Não dá para negar que o trabalho é maior, mas a economia de água compensa. Usando o balde, você vai gastar em média 80 litros de água. Já a lavagem com mangueira demanda no mínimo 320 litros, sendo que parte deles é totalmente desperdiçada.

Não gaste muito tempo no banho

Tomar banhos demorados pode até ser relaxante, mas gasta água além da conta. Um banho de 15 minutos chega a consumir 135 litros de água. Se você for demorar no banho e vai esfoliar o corpo, se ensaboar com calma ou lavar o cabelo, feche o registro enquanto realiza essas atividades. Só abra na hora do enxágue, pois desse modo você vai economizar até 70% de água.

Dicas extras para economizar água

  • Não use água corrente para descongelar os alimentos. O ideal é que eles descongelem gradualmente, em uma bacia dentro da própria geladeira. Essa medida faz bem não só para a economia de água, como também para a saúde.

  • Ao comprar máquinas de lavar, prefira os modelos com abertura na frente. Eles economizam cerca de 50% no consumo de água.

  • Quando for lavar peças à mão, procure aproveitar a água do molho para esfregar as roupas. Além disso, aposte no reúso dessa água na lavagem da calçada ou limpeza do quintal.

  • Regue as plantas com regador em vez de mangueira. Isso gera uma significativa economia no consumo de água.

  • Varra a calçada no lugar de lavá-las com água abundante.

  • Se possível, colete água da chuva para reaproveitá-la na rega das plantas.

Produtos que economizam

A última dica, mas não menos importante, é para a hora de equipar seu banheiro.  Dê preferência a produtos que economizam como as bacias com caixa acoplada e as torneiras de fechamento automático. Esse produtos ajudam na economia de água e também no seu bolso!

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Compartilhe as suas opiniões através dos comentários. Até a próxima e fique de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria